A importância do marketing nas pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1042 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância do Marketing nas Pequenas Empresas

O Brasil é o terceiro maior País em números de empreendedores, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. É o País com maior número de pequenas empresas registradas como pessoa jurídica na América Latina. A maioria dos empresários abre uma empresa porque constatou oportunidade de negócio e não por necessidade – equivale dizer que são pessoas devisão inovadora, empreendedores qualificados que buscam no próprio negócio a oportunidade para se desenvolver. Segundo Filion ( 2008 ) as chances de sobrevida das empresas aumentam na medida em que existe maior experiência dos negócios, sobretudo no conhecimento do assunto no qual estão se lançando, portanto, diante da realidade do contexto atual, ser um empresário é um desafio constante e sóvence aquele que estiver preparado.
A finalidade deste texto é falar sobre o papel do marketing nas pequenas empresas e para começar, ressaltamos que em regra geral, o marketing tem o papel de promover o “dialogo” entre a empresa e o mercado. Dizer que o marketing é apenas para grandes empresas ficou no passado, é um conceito que vem mudando pouco a pouco nos últimos anos e as pequenas empresas vemse utilizando cada vez mais das técnicas do marketing com finalidade de imprimirem diferenciais competitivos e alavancarem a suas vendas e faturamento.
Com esse grande número de pequenas empresas sendo aberto no Brasil, o marketing está ganhando uma visibilidade considerável dentro dos processos de tomada de decisão dos novos empreendedores, que por vezes, não estão capacitados adequadamentepara incorporar instrumentos de gestão em geral e de marketing, em particular, pois para compreender as necessidades e desejos dos clientes da presente e futura geração é, de certa maneira, perceber a utilidade do marketing como um norteador de bons negócios a partir da incorporação de valor, e não simplesmente de preço, aos bens e serviços, com correta adequação aos custos envolvidos (produção,distribuição, consumo). E tal postura, em uma realidade como a brasileira, é primordial para que as empresas menores possam sobreviver no curto e médio prazo e consolidarem um nome no mercado posteriormente. Ou seja, o marketing, ao ser entendido como um processo social e não apenas técnico e onde ofertas e demandas são consideradas para a eficiência no cotidiano dos negócios, gera ao setor daspequenas empresas a admissão de estratégias operacionais que, por vezes são esquecidas (capacitação e fidelização adequada de clientes e bons serviços durante toda a transação, por exemplo) comumente no País. Ao mesmo tempo cabe destacar que por ser o País com maior número de pequenas empresas da América latina, o marketing atualmente poderia ser considerado como uma postura essencial para ofortalecimento de novos negócios. Na mesma direção, o marketing pode ajudar para um aumento da qualidade de empreendimentos a que se destinam as pequenas empresas brasileiras. Enfim, ao se utilizar cada vez mais do marketing para assegurar sobrevivência e posicionamento, as pequenas empresas passam também a incorporar novos modelos sociais, ambientais, operacionais etc. enquanto organização, e queconsequentemente, poderão vir a ser transmitidos também aos seus fornecedores, distribuidores e, principalmente antigos e novos clientes, transformando-os qualitativamente.
Por ser uma das ferramentas mais importante do processo de gestão, o marketing tem ganhado ainda mais reconhecimento na questão do seu papel e influência dentro das pequenas empresas, a partir do momento em que é considerado, dentrodo conceito de Kotler como um processo social e gerencial que leva indivíduos e grupos a obterem o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos, ele pode ser de grande valia para que as empresas de pequeno porte possam ser também criadas e administradas acerca de demandas de consumo e distribuição mais direcionada.
Os proprietários das pequenas empresas devem se...
tracking img