A importância do lúdico no processo ensino/aprendizagem interdisciplinar na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
|
Resumo

Buscou-se, com esse estudo, demonstrar a importância das brincadeiras para as crianças da educação infantil, bem como a possibilidade de elas serem trabalhadas de forma interdisciplinar nesse cenário. Para tanto, procedeu-se a uma síntese da trajetória da Educação Infantil e nomundo para, a seguir, dissertar sobre a ludicidade nesse contexto. O trabalho realizado permitiu observar que, quando trabalhada com seriedade por um professor que planeja, organiza e participa destas atividades, a brincadeira contribui para a formação de indivíduos autônomos, capazes de, por meio da interação, da criatividade e do aumento da auto-estima, conhecer melhor o mundo em que vive e,desse modo, conviver melhor socialmente.

Palavras-chave: Brincadeiras. Ludicidade. Desenvolvimento. Educação Infantil.

Abstract

We tried to, with this study, demonstrate the importance of play for children of early childhood education and the possibility of them being worked in this interdisciplinary environment. Thus, it is a summary of the trajectory of Education for Children and theworld, then expatiate on the fun in that context. The work has observed that, when working with seriously by a teacher who plans, organizes and participates these activities, the plays contributes to the formation of autonomous individuals, capable of, through interaction, creativity and increased self-esteem, better the world we live and thus live better socially.

Keywords: Jokes. Game.Development. Child Education.
1 Introdução

Considerando a Educação Infantil como sendo a primeira etapa da educação na qual a finalidade deve ser o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, justifica-se a relevância do tema, uma vez que o brincar é um dos princípios da Declaração dos Direitos Internacionais da Criança. Este documento considera que elas têm o direito a brincar, vistoser essa uma forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil (UNICEF, 1959).
Entretanto, devido às inúmeras transformações sofridas pela sociedade tanto nos aspectos econômicos, quanto nos sociais ou culturais provocaram, igualmente, mudanças no brincar. Entre as causas desse fenômeno é importante ressaltar a substancial redução dos espaços físicos, principalmentenas grandes cidades, onde há um crescente aumento da falta de segurança; a emancipação feminina e sua adesão ao mundo do trabalho, e a necessidade de se ocupar, na escola, o espaço que antes era dedicado às brincadeiras, atribuindo-se a eles conteúdos considerados mais produtivos.
Sabe-se que a brincadeira exerce sobre as crianças um importante vínculo com o não-brincar e, portanto, permite queexerçam sua capacidade de criar. Porém, para que essa premissa se torne uma realidade é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes serão oferecidas nas instituições, o que só é possível quando o educador toma consciência da importância das brincadeiras educativas e assumam, nesse contexto, o papel principal, direcionando-as e modificando-as (REFEN?s, 1988).
Sob essaperspectiva, ressalta-se a importância de se assegurar as conseqüências educacionais positivas das brincadeiras no âmbito escolar, o que pode ser feito por meio da preparação, planejamento criterioso e organização das mesmas por parte de um professor que conheça os temas das brincadeiras, dando prioridade para aqueles que irão enriquecer as experiências de seus alunos.
Assim sendo, este trabalhoteve como proposta fundamental, apresentar a importância da ludicidade para o processo ensino/aprendizagem interdisciplinar na Educação Infantil, visando, portanto, resgatar a partir de uma pesquisa bibliográfica, o conceito do brincar dentro da escola e suas conseqüências positivas para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nessa fase da educação.
Espera-se que o mesmo se torne uma...
tracking img