A importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa: propostas de aulas criativas para o conhecimento significativo do ensino fundamental.

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS DE AULAS CRIATIVAS PARA O CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A ESCOLA DOS SONHOS
“Euqueria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que em vocês é natural.
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos: que possibilitasse seu crescimento físico e sadio.
Euqueria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a seexpressarem com clareza.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a pensar, a raciocinar, a procurar soluções, e que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formandocorretamente conceitos, usando palitos, tampinhas, pedrinhas...
Só porcariinhas!... “Fazendo vocês aprenderem brincando...”
Carlos Drummond de Andrade
1-O QUE É GRÁMATICA?
Considera a gramática umconhecimento internalizado da língua,utiliza o termo para designar uma área de bem como para se referir ao conjunto de regras.A gramática é uma disciplina ocupada,como as demais disciplinas científicas,emestudos um aspecto do mundo,a saber a estrutura e o funcionamento das línguas.Gramática também é,um conjunto de regras que definem as combinações possíveis dos elementos léxicos de uma língua,assim comosua interpretação semântica e sua pronúncia.( PERINI, 2000:89 ).

A imposição de uma única variedade representa um mecanismo de desvalorização dos outros usos da língua e sua noção de correçãolinguística, produz uma visão estreita e descontextualizada de norma linguística e que falar corretamente é sinônimo de desenvolvimento coletivo e de sucesso individual. (BRITTO, 2000: 35)

A gramáticahoje denominada tradicional propõe-se a sistematizar as regras de uma língua e por meio delas, ensinar uma língua aos falantes, que já o dominam. Temos aí, pois, uma grande contradição: O que terá a...
tracking img