A importância do lúdico nas séries iniciais.

1- INTRODUÇÃO

É possível para o ser humano adquirir e construir o saber através de brincadeiras. Aprendendo a conviver, ganhar ou perder, a esperar sua vez e lidar melhor com possíveisfrustrações.Vários estudos vêm comprovando que o desenvolvimento infantil é um processo que depende das experiências anteriores das crianças, do ambiente em que vive e de suas relações com esse ambiente.(MARCELINO, 1987)

Deve-se considerá-la como um sujeito em desenvolvimento que explora as situações e formula significados, assumindo ações.O processo de desenvolvimento ocorre de forma diferente em cadacriança e alcança determinados estágios em momentos também diferentes. (MARCELINO, 1987)

Conhecendo os principais estágios do desenvolvimento infantil e a diferença existente entre as crianças épossível estabelecer alguns princípios gerais que orientam a metodologia a ser adotada na execução das atividades da Educação Infantil.Em primeiro lugar, as atividades devem ser centradas nosinteresses das crianças e organizadas de modo a respeitar as condições de realização de cada uma delas.E em segundo lugar as atividades da educação infantil serão sempre globalizadas, isto é, não existindohorários para que os objetivos a serem alcançados por um único tipo de atividade, como a hora da linguagem ou da música, etc. (MARCELINO, 1987)

O trabalho organizado seguindo esta metodologia deveráser definido em conjunto com os professores e equipe técnica de cada unidade, oferecendo um fio condutor para as atividades realizadas com as crianças, garantindo um significado concreto e apossibilidade de um trabalho que integre as diversas áreas de conhecimento. (MARCELINO, 1987)

É relevante resgatar o “lúdico” no contexto escolar, de modo que esse processo trabalhe com a diversidadecultural e desperte a vontade e aprender. Fazer a prática pedagógica a partir das atividades lúdicas nos conduz a pensar em mudanças significativas para o contexto educacional. (MARCELINO, 1987)...
tracking img