A importância do lúdico nas séries iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS
CÓDIGO: 065 - 61p. |

RESUMO

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo que conduz ao estudo teórico e prático. O tema aborda a importância do lúdico nas séries iniciais, uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído, já que o lúdico éeminentemente cultural. Analisa-se de forma crítica o desenvolvimento das aulas, identificando na prática do professor se há o momento de aplicabilidade do lúdico em sua prática pedagógica. Todavia, verificou-se que o professor, na ansiedade de ensinar os conteúdos propostos, pensam que não há tempo para brincadeiras e jogos, pois lhes falta o conhecimento teórico para embasar sua prática no cotidianoescolar. Essa postura exige profundas mudanças nas atitudes pedagógicas. Independentemente das condições que a escola e o sistema educacional proporcionam à sua prática docente, é da responsabilidade de cada professor motivar suas aulas, tornando-as atrativas e prazerosas, preparando a criança para que está vá se constituindo um sujeito crítico de suas próprias ações e meio em que vive. Por essarazão, o aprofundamento sobre o lúdico se faz necessário para uma boa reflexão. 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO 
1.1 Origem dos brinquedos
1.2 Função biológica do jogo 
1.3 Considerações sobre a infância
1.4 Desenvolvimento da linguagem, sociabilidade e aprendizagem 
1.5 Tipos de brinquedos e brincadeiras 
1.6 O jogo na aprendizagem 
1.7 A ludoteca como alternativapedagógica 
1.7.1 Que é uma ludoteca
1.7.2 Origem das ludotecas 
1.7.3 Função da ludoteca 

2. CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

OBRAS CONSULTADAS

ANEXOS
O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO
Este trabalho vem discutir a importância do lúdico nas séries iniciais, uma vez que os jogos e brincadeiras sãoexcelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem, já que o lúdico é eminentemente cultural. Analisa também a dificuldade dos professores das séries iniciais do ensino fundamental em utilizarem o desenvolvimento lúdico da criança nas atividades das experiências pedagógicas. Os professores afirmam que lhes faltam o conhecimento teórico para apoiar sua prática lúdica no cotidianoescolar. Essa postura exige mudanças nas atitudes pedagógicas, pois é fundamental trabalhar o lúdico na educação visando à formação de indivíduos capazes de cooperar, liderar, de viver em grupo e participarem ativamente do seu processo de aprendizagem. Os professores não utilizam as atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem, muitas vezes, alegando que geram distrações e consequentementeindisciplina.
Palavras chaves: Lúdico, Brincar, Brincadeira, Aprendizagem, Professor.
|
| |
 

|
| |

|
| |
INTRODUÇÃO
Hoje o desafio de prender a atenção do aluno, que vive rodeado pela mídia e uma variedade de recursos tecnológicos, sem perder o foco que é a aprendizagem, exige do professor uma profunda reflexão sobre sua prática. Esse ofício sempre foi muito complexo, masatualmente essa complexidade parece maior, pois além de trabalhar com alguns saberes, como no passado, tem que conviver com os avanços tecnológicos e a complexidade social atual. Vive-se um contexto onde o aluno, inserido numa sala de aula com quatro paredes, quadro, giz, carteiras dispostas uma atrás da outra, não aceita mais aquela aula em que o professor fala e ele escuta.
Esse professor, quehoje está na sala de aula, foi formado numa escola bancária que não permitiu questionar, criar, fazer, transformar. Ele é resultado de um processo educativo que ensinou o aluno a adaptar-se e acomodar-se, os conceitos lhe foram apresentados como verdades prontas, únicas e imutáveis, sua função era memorizar, imitar, plagiar. Não teve oportunidades de ter novas ideias, de fazer diferente, para...
tracking img