A importância do feedback

Páginas: 8 (1910 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
FEEDBACK: IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO

A tradução literal de feedback é “retroalimentação”. Em outras palavras, significa “dar retorno quando necessário, manter informado”. Trata-se de uma expressão relativamente nova, mas bastante utilizada em diversas áreas com o mesmo significado. Originou-se a partir da teoria de sistemas, na área da administração, associado aos processos de input e output, queforam o conjunto dos três fluxos fundamentais de um sistema1. Para o sucesso na comunicação, o interlocutor deve saber se foi compreendido por meio de uma resposta: o feedback.

1. A importância do Feedback O feedback é uma mensagem clara e objetiva sobre comportamentos e suas implicações e engloba desde o simples reconhecimento de um trabalho bem feito até uma sugestão de como melhorar umdesempenho. O objetivo imediato é reforçar comportamentos preferidos e modificar comportamentos inadequados. A médio prazo, espera-se encorajar quem recebe um feedback a desenvolver-se pessoal e profissionalmente. Algumas pessoas podem considerar o feedback algo ruim, mas ele não é necessariamente negativo. Existem críticas positivas que, mesmo mostrando um aspecto fraco ou vulnerável da pessoa,servem para levá-la ao aperfeiçoamento tanto profissional como pessoal. Muitas vezes, as críticas mostram aquilo que não percebemos. Nesse sentido, é importante ressaltar que o feedback não é necessariamente um monólogo unidirecional. Ele pode ser contestado por quem o recebe, pois ninguém é “dono da verdade”, e é claro que é fundamental estabelecer mudanças positivas para ambas as partes, e não apenaspara uma única pessoa. O fato deve ser analisado não somente por um ponto de vista. Também não se deve levar o feedback ao extremo da discussão entre duas pessoas, em uma espécie de disputa por quem tem a razão. Ao contrário, o feedback deve ser usado como ferramenta de gestão de conflitos. É um instrumento gerencial valioso porque, além de contribuir para o aprendizado de quem o recebe, preparatambém as pessoas e a própria organização para um melhor desempenho. Além de saber dar o feedback, é importante saber recebê-lo, pois para os gestores essa ferramenta é essencial na liderança. Funciona bem quando ajuda aperfeiçoar o comportamento de quem o recebe, mas pode gerar problemas se for usado de maneira rude. Portanto, é recomendável evitar corrigir as pessoas por meio desse mecanismo. Éimportante incentivar os colaboradores a dar feedback entre eles, criando uma cultura positiva e, consequentemente, aumentando a confiança das pessoas na organização. Essa ferramenta, além de melhorar o desempenho da empresa, pode evitar problemas na comunicação – uma das maiores causas de conflitos no meio organizacional. É também um importante indicador do desempenho pessoal, ou seja, mostracomo está o comportamento do colaborador nas usas atividades, pois, durante o feedback, são tecidos elogios, assim como são apontados os aspectos a serem melhorados.

2. Como aplicar o feedback A seguir, apresentaremos os seis passos para dar ou receber o feedback a fim de que possamos tornar mais claras sua importância e suas características.

Os seis passos para o feedback O primeiro passo é aaplicabilidade. O feedback serve para a pessoa melhorar e aprimorar-se. Não deve ser confundido com fofocas, comentários irrelevantes e julgáveis perante o que se supõe como defeitos de alguém. A neutralidade se encaixa no segundo passo. O feedback deve ser neutro, ou seja, mais descritivo do que avaliativo para causar impacto no receptor, pois a avaliação é pessoal. Além disso, a conclusão dofeedback deve ser individual. Não se deve dar um feedback em qualquer situação do dia, como se fosse algo sem importância, por isso o terceiro passo é a oportunidade. Escolher o momento ideal pode facilitar a assimilação do receptor. Alguém que esteja passando por momentos difíceis, como óbito na família, não está preparado para receber uma avaliação. É hora de dar feedback quando: - um projeto ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia do feedback
  • importancia do feedback
  • Importancia do feedback
  • A importância do Feedback
  • A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NAS ORGANIZAÇÕES
  • A importancia dos feedbacks nas relaçoes interpessoais
  • importancia do feedback nas organizacoes
  • A importância do feedback na aprendizagem motora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!