A importância do ethos na formação do individuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por Caio Ianicelli

A importância do Ethos na formação do indíviduo

O Ethos (ou ética) é uma reflexão filosófica e de caráter modificador sobre a moral, tendobases em regras que são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos.
Tudo o que fazemos no dia a dia émarcado por regras implícitas, normas, referências, valores e princípios que são parte do mundo e comunidade na qual estamos imersos. A reflexão sobre o comportamento ético,parte então deste contexto de vida – individual e coletivo – questionando princípios, valores, regras, etc., em nossas ações, bem como o reflexo destas ações sobre o mundoe nossos semelhantes. Logo, o Ethos julga as relações humanas, conforme seu contexto histórico.
O Ethos é um contrato de convivência. Um contrato primordial contendoregras de comportamento para tornar mais confortável e segura a vida em grupo, em sociedade, independente da época, é essencial para o convívio harmônico do ser humano.Já a moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, tradição e cotidiano.
Vale lembrarque o homem não nasce com o Ethos ou com a moral, não é um comportamento humano natural. Eles podem ser adquiridos com o convívio em sociedade. O objetivo de Ethos estáfortemente ligado com a Práxis (ação), pois guia as ações (motivos e princípios, entrando também, aqui, a moral) bem com as julga.
Logo, o Ethos, constituído do convíviohumano, tem como objetivo fundamental levar a reflexões e modificações na moral, guiando e orientando da melhor forma a vida humana, além de conduzir e julgar a Práxis.
tracking img