A importância do estágio supervisionado na formação ¹ profissional de professores: uma visão docente e discente.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO ¹ PROFISSIONAL DE PROFESSORES: UMA VISÃO DOCENTE E DISCENTE.

Mabel Cordeiro de Sousa Cardozo ²

RESUMO
O Estágio Supervisionado é de suma importância na formação do profissional na área da educação. Contribuem para uma inter-relação entre os componentescurriculares e a prática. Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência vivida enquanto discente num Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. As atividades e/ou experiências, constituíram em algumas aulas práticas, numa turma de 1º ano médio, na Escola Estadual Laura Maria Chagas de Assis, situada no município deSantana do Ipanema-AL, no período de abril a julho de 2010. Podemos perceber o quanto o Estágio Supervisionado III é importante na formação de um bom profissional. Essa experiência é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas. O Estágio é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal.
Palavras chaves: Formações de Professores, Estágio Supervisionado III, Licenciatura,experiências, práticas.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência enquanto discente num Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
O Estágio Supervisionado é de suma importância na formação do profissional na área de educação. Esta experiência é necessária para a educação profissional, pois oferece aoportunidade de integrar os discentes com a área onde atuarão e integrar teoria e prática, baseando-se no uso do conhecimento adquirido na vida profissional e acadêmica. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e de seus saberes do dia-a-dia”. (PIMENTA E LIMA,2004).

1- Relato de uma experiência num Estágio Supervisionado III
2- Discente do 8º período do curso de Ciências Biológicas – UNEAL/campus II

De acordo com Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transmição do aluno para professor, aluno de tantos anos descobre-se no lugar do professor. Este é ummomento da formação em que o graduado pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação.

O verdadeiro objetivo do estágio é favorecer através de situações simuladas e reais, a conscientização e o enfrentamento lento e gradual do mundo do trabalho, com qual o licenciado irá se deparar, unindo teoria e prática. “O Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista umabusca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (GUERRA,1995).
Sendo a universidade centro de atividades indissociáveis como o ensino, pesquisa e extensão, o estágio surge para que o futuro docente construa sua capacitação própria e específica ao exercício da docência.
O parecer número 21, de 2001, Conselho Nacional de Educação, define oEstágio Curricular como um tempo de aprendizagem que, através, de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício. Assim o estágio supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário, é o momento de efetivar um processo de ensino/aprendizagem, que tornar-se-á concreto e autônomo quandoda profissialização deste estagiário.”O estágio tem sido motivo de muitas controvérsias no meio acadêmico. Normalmente caracteriza-se como uma atividade realizada no último ano do curso com o objetivo de instrumentalizar o profissional para atuar na sala de aula” (Behrens,1991, p. 18 )
Esta interpretação feita do Estágio Curricular nem sempre tem contribuído para a efetiva formação de futuros...
tracking img