A importância do ensino de arte na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4082 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
THE IMPORTANCE OF TEACHING ART IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION



RESUMO

O presente texto pretende apresentar uma discussão a respeito do ensino das artes na educação infantil, partindo da análise bibliográfica de trabalhos já realizados na mesma área e partindo também de entrevistas feitas com professores da unidade escolar ondedesenvolvo meu trabalho. Além disso, busca-se discutir a questão da desvalorização da disciplina de artes que acaba sendo tratada de forma inferior em relação às outras disciplinas, embora tenha a mesma importância para o desenvolvimento da criança.
A metodologia utilizada foi a de análise bibliográfica de diversas fontes e diversos autores e também uma discussão informal com professores da unidadeescolar onde desenvolvo meu trabalho de docência.

Palavras-chave: Artes; Educação Infantil; Desenvolvimento.


ABSTRACT

This paper aims to present a discussion about the teaching of the arts in early childhood education, starting from the bibliographic analysis of work done in the same area and drawing also on interviews with teachers of the school unit where I develop my work. Furthermore, weseek to discuss the issue of devaluation of arts discipline that ends up being treated inferior in relation to other disciplines, although the same importance for the development of the child.
The methodology used was the literature review from various sources and various authors and also an informal discussion with teachers of the school unit where I develop my teaching job.

keywords: Arts,Early Childhood Education; Development.





INTRODUÇÃO

A educação infantil, primeira etapa da vida escolar da criança tem como responsabilidade promover o bem – estar não só físico, mas também o afetivo, o social e intelectual dos pequeninos. E como há muito ouvimos a arte é um meio que engloba todos esses tipos de bem – estar na vida da criança. A arte faz parte do legado culturalproduzido pelo homem e ele a utiliza como meio de expressão desde a pré-história. Assim, podemos afirmar que a criança tem a arte como forma de expressão e se tiver estimulo poderá se desenvolver de forma progressiva e completa. Como nos diz Martins, Picosque e Guerra (1998), a arte é a linguagem básica dos pequenos e deve merecer um espaço especial, que incentive a exploração, a pesquisa, o quecertamente não será obtido com desenhos mimeografados e “exercícios de prontidão”(p.102).
A fala dos autores nos indica que o relacionamento da criança com a arte deve ser bem elaborado, planejado e pensado pelos professores. Estes devem ter a consciência de que arte não deve ser trabalhada em atividades descontextualizadas, de forma que seus alunos tenham sua criatividade limitada. Ao contrário,o professor deve estabelecer uma prática pedagógica que entenda a arte, com procedimentos que desenvolvam a criatividade e poética pessoal da criança e aumente o seu repertório de conhecimentos artísticos. É através do professor que o aluno terá o contato com as diversas manifestações artísticas ainda desconhecidas, ampliando seu conhecimento de mundo e colaborando com o seu desenvolvimento. Comonos diz Lowenfeld e Brittain (1970) “a arte pode contribuir imensamente para esse desenvolvimento, pois é na interação entre a criança e seu meio que se inicia a aprendizagem” (p. 115). Então, se no meio com o qual a criança tem contato com a arte, nesse caso, a escola, for um meio estimulante, certamente seu relacionamento com a arte será extremamente prazeroso e construtivo.
A arte estápresente em diversas ações da criança como, por exemplo, no desenhar, no cantar ou no dançar. E, nessas ações a criança é capaz de expressar sua ideias e sentimentos. Apesar de sabermos que essas habilidades podem ser desenvolvidas em outras disciplinas, deve se ressaltar que é nos momentos de reflexão e apreciação proporcionadas pelo professor que gosta e ensina a arte que o seu verdadeiro sentido...
tracking img