A importância do currículo escolar na formação do aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME:

Projeto Currículos e Programas
A Importância do Currículo Escolar na Formação do Aluno

Centro Universitário Claretiano
Curso: Pedagogia
Disciplina: Currículos e Programas

PóloPresencial: São José dos Campos
Data da Entrega: 28/10/2009
A Importância do Currículo Escolar na Formação do Aluno

A educação, na sua acepção mais ampla, tem objetivos que ultrapassam o raio deação da escola. A própria Constituição brasileira estabelece que a educação é dever do Estado e da família, ou seja, que a educação integral do ser humano exige a contribuição de outras estruturassociais além da escola. No entanto, a escola e, conseqüentemente, o sistema escolar têm um papel diferenciado em relação à educação. De forma mais específica, essas estruturas devem possibilitar aosalunos oportunidades para a aquisição de competências cognitivas consideradas necessárias pela sociedade, prepará-los para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, e ainda desenvolver seustalentos individuais.
O âmbito escolar tem vivido grande mudança e transformações. Ainda com falhas na educação, professores se esforçam para alcançar objetivos pedagógicos e transmitir a metodologiaproposta, assim tendo o maior numero de alunos em sala de aula alfabetizados, lendo, interpretando textos e acompanhando os conteúdos desenvolvidos. Partindo desse principio, tem sido compartilhada aidéia e a atitude de os colegas colaborarem uns com os outros no desenvolvimento do conteúdo apresentado, chegando assim com o trabalho em conjunto a facilidade de aprendizagem e fixação dosexercícios. Dentro desse contexto, o professor tem utilizado meios de comunicação, aproveitando as questões existentes em suas vivencias cotidiana para associar a disciplina com a realidade, sendo esse ummétodo atual e de excelente aprendizagem.
Durante um longo tempo em nosso país, acreditou-se que seria suficiente ensinar aos alunos as letras, as sílabas, as palavras, a escrita com letra...
tracking img