A importância do controle interno para as empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOSÉ RIBAMAR FERREIRA

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA AS EMPRESAS

SÃO LUIS
2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB-INTERATIVO COC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
6º PERÍODO

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA AS EMPRESAS
José Ribamar Ferreira

Prof. José Ribeiro Filho
Tutor

SÃO LUIS
2011
JOSÉ RIBAMAR FERREIRA

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA AS EMPRESASATIVIDADE COMPLEMENTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA AS EMPRESAS



TUTOR: PROF. JOSÉ RIBEIRO FILHO

SÃO LUIS
2011
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO ........................................................................................... 5

2 - O CONTROLE INTERNO .......................................................................... 6
2.1 - OBJETIVOS EPAPEL DO CONTROLE INTERNO............................ 8

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................... 14

4 – CONCLUSÃO ........................................................................................ 14

5 – BIBLIOGRÁFIAS .................................................................................. 15



1 - INTRODUÇÃOO enfoque que a imprensa norte-americana vem dando ao controle interno é, predominantemente, vinculado a atos fraudulentos. Escândalos, lobbies, propinas e manipulações contábeis são exemplos que têm sido apresentados como resultados da negligência generalizada com os controles empresariais.
Ainda que essa visão possa ser verificada e comprovada em alguns casos se escreve, relativamentepouco, sobre a importância dos controles empresariais em condições de normalidade dos negócios. Este enfoque, presente na literatura acadêmica contábil do Brasil, também recebeu, positivamente, influências do desenvolvimento contábil de práticas não-nacionais, dentre as quais as práticas norte-americanas de controle induzidas pelo mercado acionário.
Confrontadas as visões de controles internosempresariais, percebe-se a existência de duas visões, aparentemente, distintas: foco anti-fraude e foco de gestão. Para fins deste artigo, o foco de gestão será privilegiado.
Metodologicamente, o trabalho está suportado por fontes bibliográficas que contemplam aspectos conceituais e pesquisas disponíveis em literatura técnica-acadêmica no Brasil.
A proposta do artigo é avaliar a suposição, atravésde suporte bibliográfico, de que a importância do controle interno para a gestão das empresas não se limita a evitar práticas fraudulentas.
Ao buscar estimular a discussão sobre as conexões dos conceitos de controle interno, o trabalho estará contribuindo para que os empresários e gerentes possam analisar as visões administrativas em relação ao controle interno. Dessa forma, procura superar aimagem de fraude que esconde e limita as melhores vantagens que os controles possam trazer ao empresário frente aos desafios desse século.
Talvez fosse mais razoável entender que o empresário ao focar controle interno como elemento de gestão também estará contemplando o interesse de salvaguarda do patrimônio em relação a de fraudes (interesses não mutuamente excludentes).
O controle interno vemdespertando interesse do mercado de capitais, então essa atenção sinaliza que por trás de bons controles pode existir indícios de valor para o acionista e investidores.
Existe uma infinidade de definições de controles internos. Destacam-se as consideradas de relevância para o presente trabalho.
O grupo norte-americano de entidades profissionais Coso define:
“Controles internos são um processooperado pelo conselho de administração, pela administração e outras pessoas, desenhado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias:
a) confiabilidade de informações financeiras;
b) obediência (compliance) às leis e regulamentos aplicáveis;
c) eficácia e eficiência de operações do autor).”
2 – O CONTROLE INTERNO

O controle interno...
tracking img