A importância do controle da temperatura no transporte de imunobiológicos

Páginas: 19 (4537 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
A IMPORTÂNCIA NO CONTROLE DA TEMPERATURA NO TRANSPORTE DE IMUNOBIOLÓGICOS

Celso Fernando MAENZA e-mail: fernandomaenza@hotmail.com

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Faculdade de Tecnologia de Jundiaí

Curso Tecnólogo em Logística e Transportes

Resumo
O transporte de medicamentos requer cuidados especiais para não alterar sua estrutura físico-química, produtossensíveis à temperatura estão sujeitos ao controle sanitário cujas ações consistem na inspeção de produtos importados em portos, aeroportos e fronteiras. Muitas vezes as empresas prestadoras de serviços são terceirizadas, por isso, têm que ser especialistas no seu ramo de atividade, para atender as normas da ANVISA, que é o órgão regulamentador das legislações vigentes. A hipótese formulada é a de queexiste correlação entre as variáveis de condições de temperatura no transporte de medicamentos, e seus princípios ativos. Através da rastreabilidade é possível identificar qualquer problema na qualidade no produto e tomar as devidas providências.
PALAVRAS-CHAVE: Transporte de Medicamentos; Controle de Temperatura; Imunobiológicos; ANVISA; Rastreabilidade.
ABSTRACT: The transport of drugsrequires special care not to alter its physical and chemical structure, temperature-sensitive products are subject to sanitary control whose actions consist of the inspection of imported goods at ports, airports and borders. Often the companies providing services are outsourced, so we have to be experts in their field of activity to meet the standards of ANVISA, which is the regulator of existing laws.The hypothesis is that there is a correlation between the variables of temperature conditions in the transport of drugs and their active principles. Through traceability is possible to identify any problems in product quality and take appropriate action.

KEYWORDS: Transport of Drugs; Temperature Control; Immunobiologicals; ANVISA; Traceability.

1. Introdução
O processo físico da produçãode remédios inicia-se com a entrega das matérias-primas pelos fornecedores. Estes materiais são recebidos e armazenados, até que sejam remetidos para a área de produção, uma vez fabricados, os produtos acabados são armazenados até o momento de sua expedição. Para em seguida serem transportados até o ponto de distribuição.
No Brasil existe um grande desafio para o transporte de produtos quenecessitam de condições especiais de temperatura, pois alguns fatores influenciam nessa complexidade: como por exemplo, as dimensões continentais do país, seu clima com altas temperaturas e a deficiência de infraestrutura no que se refere ao frio, tanto na disponibilidade de áreas com controle de temperatura adequada a armazenagem, como na qualidade do transporte e a assistência aos veículos durante ostrajetos percorridos; principalmente em regiões mais remotas.
Dados do GEIPOT (Empresa Brasileira de Planejamento dos Transportes) do ano 2000, afirmam que cerca de 60% do transporte de cargas é realizado através do modal rodoviário, ou seja, o abastecimento de produtos básicos como alimentos e medicamentos dependem praticamente deste setor de transportes, tornando o desenvolvimento de um sistemada qualidade itens primordiais.
Antes de chegar ao consumidor final nas farmácias, clínicas e hospitais, os medicamentos percorrem um trajeto supervisionado de modo a não afetar sua integridade, mantendo inalteradas suas características físicas para que não sofram deterioração ou decomposição química durante seu transporte para garantir a saúde pública.
A gestão da cadeia de suprimentos demedicamentos e produtos correlatos exige daqueles que o fazem um rastreamento completo de todo o ciclo.
Por se tratar de uma fase que ocorre fora dos domínios da indústria, a distribuição de remédios muitas vezes é feita por transportadoras, nem sempre adequadamente selecionadas, portanto passa a existir uma maior possibilidade de falhas nos processos de controle de rastreamento dos lotes, porque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle temperatura
  • Controle de Temperatura
  • Controle de Temperatura
  • Controle de temperatura
  • controle de temperatura
  • Controle de temperatura
  • Controle de temperatura
  • Controle de Temperatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!