A importância do contador para a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2390 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR PARA A SOCIEDADE

INTRODUÇÃO
Não podemos deixar de destacar a importância do contabilista na sociedade. A profissão contábil é fértil quanto às oportunidades e campos de atuação. Por intermédio do seu trabalho e do seu juízo, o contabilista (contador ou técnico em contabilidade), pode exercer suas atividades nas mais diversas funções, tais como, assessor, analista,auditor, perito, consultor, professor, dentre outras. Neste contexto o contabilista registra, quantifica, projeta, analisa, avalia, orienta e produz outros elementos, de cuja essência, dependem os organismos econômicos, administrativos e financeiros, sobretudo para decidir, manter ou reorientar as ações e os rumos dos negócios e a gestão das organizações.
No Brasil a contabilidade ganhou umconceito que se destacou nos últimos anos, em relação aos demais campos da contabilidade, que é o Tributário, tornando este primordial, onde os governos, em todos os seus níveis, utilizam dela para angariar seus recursos financeiros através dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade nas diversas entidades tributadas, utilizando os contadores como um agente das secretarias de fazenda emcada empresa para preparar e recolher os devidos impostos.
A atividade contábil, pela sua grandeza, e principalmente neste último elemento, caso especialmente brasileiro, se fundamenta em princípios, leis e outras normas decorrentes das relações sociais entre pessoas, empresas e instituições em geral, sendo, portanto, vinculada à área das ciências sociais aplicadas, com implicações em toda acomunidade, e principalmente como setor de controle dos governos em suas sociedades, tornando a atividade de contabilidade, uma atividade totalmente vinculada por leis, decretos e outros atos normativos expedidos para as suas diversas áreas de atuações e principalmente sua maneira de atuar.
Este trabalho visa a associação do direito à contabilidade, nos diversos campos de sua atuação, especialmenteseus vínculos.

A CONTABILIDADE GERAL
Sabe-se que dentre os elementos mais desejados pela sociedade moderna, o patrimônio ocupa lugar de destaque, estando para muitos na primeira fila na ordem de preferência, sem prejuízo, entretanto, dos bens morais e da grandeza ética que cada um deve possuir. Este patrimônio é o objeto fundamental da contabilidade, e se constitui em ponto de convergência sobreo qual incidem estudos e pesquisas no campo contábil, especialmente nos seus aspectos qualitativos e quantitativos, observando suas variações, quando este patrimônio está vinculado a pessoas, empresas e todas as demais entidades, em que suas decisões quando tomadas dentro da boa técnica são sustentadas pelas informações produzidas pela contabilidade.
Algumas atividades, dada a sua importância noâmbito social, foram recepcionadas pela Constituição Federal. A nossa Carta Magna, norma maior do ordenamento jurídico brasileiro, prevê no capítulo que trata dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, as limitações para o exercício das profissões regulamentadas, cujas atividades para serem exercidas, terão que obedecer à legislação específica de cada caso (CF, art. 5.º, inciso XIII).Embora afirme que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, faz restrição quando se trata do exercício profissional e diz que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificaçõesprofissionais que a lei estabelecer.
A profissão contábil é uma destas atividades a que se refere a Constituição Federal e foi regulamentada por legislação federal (Decreto-Lei 9295/46, com modificações posteriores), em cujo dispositivo, dentre outras providências, foram instituídas as duas categorias profissionais até hoje existentes: a de Contador e a de Técnico em Contabilidade, embora esta última...
tracking img