A importância do cinema na história de carazinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CINEMA NA HISTÓRIA DE CARAZINHO
DA DÉCADA DE 1950 ATÉ OS DIAS ATUAIS

1 – Equipe Executora

Jeferson Viasdeski Couto[1]

2 – Resumo
Este projeto visa demonstrar a importânciaque o cinema teve na formação do município de Carazinho desde a década de 1950 até os dias atuais já na sua decadência. Carazinho teve pelo menos três importantes casas de cinema e ainda contava comum cinema de rua, que eram os pontos de encontro da população. Para a realização do projeto nos utilizaremos como fonte jornais, entrevistas com cidadãos que tiveram em algum momento algumrelacionamento com alguma das casas de cinema, revisão bibliográfica e iconografia.

Palavras-Chave: Carazinho, Cinema, Cultura.

3 - Problemas da Pesquisa

O problema se encontre na falta dedocumentos e outros tipos de materiais sobre a história do cinema em Carazinho, o que acaba por dificultar uma pesquisa mais minuciosa sobre as casas de cinema que haviam em Carazinho. Por isso, a pesquisaira se basear principalmente a partir de 1950 que foi o período onde o cinema estava, por assim dizer, com sua forca máxima, e levando a história até os dias de hoje, onde somente há uma casa emfuncionamento e sempre em constante perigo de fechar.

4 - Justificativa

A pesquisa parte do interesse que se tem em conhecer a relevância que o cinema teve na formação do cidadão carazinhense, comosendo o principal ponto de encontro das pessoas da cidade.
Baseados nisso a principal fonte a ser utilizada, até mesmo pela falta de outras fontes, serão entrevistas com pessoas ligadas ahistoria dos três principais cinemas de Carazinho, o Cine Gloria, o Cine Recreio e o Cine Brasília, cujo os três eram de um mesmo proprietário.
A relevância de tal projeto se da no âmbito de quepouco se sabe sobre a importância que realmente o cinema teve em uma sociedade onde não existia maiores lugares para as pessoas se relacionarem, alem é claro dos bailes, nesses cinemas a relato de...
tracking img