A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO INFANTIL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA


SANDRA MARIA DA SILVA LYRA








IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL









Maceió
2012


SANDRA MARIA DA SILVA LYRA








A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL







Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinaProjeto de TCC- 6º. Semestre.
Orientador: Prof. Okçana Battini
Orientador: Prof. Raquel Franco
Tutor Eletrônico: Juliana de Oliveira Barbosa
Tutor de Sala: Vanda Leite



Maceió
2012
























Dedico este trabalho aos meus pais cujo carinho, companheirismo, paciência, amor, dedicação e confiança não me permitiram desistir de muitos sonhos.
E aindaao meu esposo pelo apoio e paciência ao longo dessa caminhada.




AGRADECIMENTOS


Agradeço a Deus, que através da força e do teu espírito, me fez superar as dificuldades encontradas no caminho. E consegui mais uma conquista ao concluir este trabalho.
Aos meus pais por ter dado uma boa educação voltada para os valores, à perseverança e acima de tudo, no respeito ao outro. Onde comesses ensinamentos pude me tornar uma pessoa determinada em meus objetivos, um deles é a conclusão da minha graduação em pedagogia, um sonho de infância que está preste a ser realizado.
Agradeço às tutoras presenciais as professoras Fabiana de Oliveira e Vanda Leite, pela delicadeza, paciência e inteligência, que souberam orientar e valorizar esta pesquisa.
Aos professores mestres e doutoresde cada disciplina ao longo do curso que a mim repassaram seus conhecimentos, fazendo que meu desenvolvimento fosse o melhor.
Aos meus colegas de curso e disciplinas que compartilharam comigo seus conhecimentos. A todos aqueles que de alguma forma contribuíram ou torceram pela concretização desta pesquisa.














LYRA, Sandra Maria da Silva . A Importância do Brincar naEducaçao Infantil . 2012. 31 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Maceió, 2012.
RESUMO
Esse Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Pedagogia têm como tema central “A importância do brincar na educação infantil, tem como objetivo mostrar o importante papel que os jogos, as brincadeiras e asbrincadeiras exercem no desenvolvimento da criança, é de suma importância que o assunto abordado seja trabalhado por todos os pedagogos, professores, comunidades, escolas e famílias que tem a intenção de educar. Neste sentido serão abordados em alguns capítulos certos elementos embasados em alguns teóricos, através da pesquisa bibliográfica, tais como o estudo sobre a educação infantil einfância e a creche no contexto histórico, mostrando ainda elementos que caracterizam os diversos tipos de jogos, brinquedos, brincadeiras, espaços que estão sendo criados e o papel do professor como facilitador da aprendizagem. Em síntese o texto mostra o lúdico que o faz parte do cotidiano de quaisquer crianças, e que ao brincar a criança desenvolve-se afetivamente e cognitivamente, nessaexpectativa, o lúdico deve fazer parte não apenas no ambiente familiar, mas também deve ser levado para sala de aula como instrumento facilitador da aprendizagem, onde o educador tem um papel importantíssimo nesse processo.



Palavras-chave: Educação infantil, brincar e lúdico.


















SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................
7


CAPITULO 1- A EDUCAÇÃO INFANTIL...............................................................
9
1.1– A educação infantil no Brasil.....................................................................
11
1.2– A creche como ambiente educativo...........................................................
13
1.3– Concepção de Infância...
tracking img