A importância de valores :ética, alteridade e respeito

a importância dos valores (ÉTICA ALTERIDADE E RESPEITO etc...)

A importância dos valores (Ética Alteridade e Respeito etc...)

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3CONCLUSÃO...........................................................................................................6REFERÊNCIAS............................................................................................................7

INTRODUÇÃO
Os valores em sua dimensão teórica, a ética se distingue do saber científico pela sua natureza filosófica que lhe fornece um caráter crítico, dotado dejuízos de valor, a alteridade e respeito que supõe a negação da discriminação, do preconceito, o respeito aos valores dos sujeitos, aos seus costumes e hábitos, com destaque para a questão do sigiloprofissional, nas várias etapas de qualquer pesquisa.
Segundo o Código, o assistente social deve se empenhar na “eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, àparticipação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças”, sendo vedado, ao assistente social, “exercer sua autoridade de modo a limitar ou a cercear o direito do usuário departicipar e decidir livremente sobre os seus interesses” (CFESS, 1993: 11).
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisasmateriais, raça, sexo, cultura e outros. Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais.
Em se tratando de respeito, O que parece ser uma definiçãosimples e de fácil aplicação é, na realidade, um conceito complexo, pois engloba juízos de valor, não tão fáceis de ser aplicados. Independentemente do nosso pertencimento étnico-racial, o movimento negrobrasileiro tem feito reivindicações e construído práticas pedagógicas alternativas, a fim de introduzir essa discussão nos currículos. Ricas experiências têm sido desenvolvidas em vários estados...
tracking img