A importância de relações sadias para um melhor aproveitamento das produções organizacionais e da qualidade de vida do trabalhador

Páginas: 4 (951 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
A IMPORTÂNCIA DE RELAÇÕES SADIAS PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DAS PRODUÇÕES ORGANIZACIONAIS E
DA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

por Lucia Irene Reali Lemos*

Diversas teorias (a Teoria dasNecessidades de Abraham Maslow, a Teoria ERG de Alderfer e a Teoria dos Motivos de David McClelland) e inúmeras pesquisas demonstram o quanto a aceitação, a afiliação, o sentimento de pertencer e deser valorizado e reconhecido pelo grupo social são fundamentais à constituição de um psiquismo sadio, ou seja, ambiente saudável e em harmonia, seguramente o corpo encontrará equilíbrio.

A aceitaçãodo grupo, a valorização das potencialidades dos indivíduos, o reconhecimento das habilidades das pessoas são elementos fundamentais tanto ao sentimento de valorização individual quanto de aceitação epertencimento grupal, o que remete aos aspectos apontados pelas Teorias das Necessidades de Maslow e de Alderfer¹:

De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência doindivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. Asnecessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, aautoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. Asnecessidades de autorealização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente. (SERRANO, D. P., 2000)

Conhecida como uma das maisimportantes teorias de motivação humana, a teoria de Maslow é a essência de uma hierarquia das necessidades humanas, constituída pelas necessidades biológicas, psicológicas e sociais. Esta teoria afirma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importancia da qualidade de vida para o trabalhador em enfermagem
  • A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DO COMPARTAMENTO ÉTICO NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR
  • Qualidade de vida na melhor idade
  • Qualidade de Vida na Melhor Idade
  • Qualidade de Vida na Melhor Idade
  • A melhora da qualidade de vida dos trabalhadores
  • QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR
  • Qualidade de vida e saude do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!