A importância de ensinar filosofia e sociologia no ensino médio

Páginas: 9 (2213 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
A importância de ensinar Filosofia no Ensino Médio

Com a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. O artigo 36 da Seção lV, Capítulo ll, Título V, que expõe sobre o currículo do Ensino Médio, menciona apenas, em seu parágrafo 1º, inciso lll: “os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizadas de tal forma que aofinal do Ensino Médio o educando demonstre (...) domínio dos conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania.” Isto quer dizer, que a filosofia, torna-se de suma importância para o desempenho intelectual do estudante, quanto à forma de absorção dos conhecimentos por métodos e caminhos ensinados pelos professores, estes que hoje, “inventam” uma prática de aprendizado quefaça sentido para os alunos usarem no dia-a-dia.  
 Muitos programas de filosofia no Ensino Médio usam recortes de sua história seguindo apenas a linha do tempo, limitando o ensino desta matéria, não retratando os aspectos centrais do pensamento filosófico, e os conteúdos estruturantes e específicos. A idéia é passar o principal da filosofia para o aluno, de modo que ele possa se conhecer,desenvolver seu pensamento crítico e criar seus conceitos.
A disciplina de filosofia é cultural, de modo que se trabalha o processo histórico do filósofo estudado, seus pensamentos e modo de vida, tentando buscar no aluno o desenvolvimento de seu próprio pensamento.
De acordo com o PCN sobre o ensino de filosofia, sua natureza de atividade filosófica ou reflexiva é:
“[...] para além do conteúdoconcreto a ser ensinado, o que está em questão é, antes, a necessidade de tornar familiar ao estudante um modo de pensar [...]; a conexão interna entre conteúdo e método deve tornar-se evidente: que o estudante tenha se apropriado significativamente de um determinado conteúdo filosófico significa, ao mesmo tempo, que ele se apropriou conscientemente de um método de acesso a esse conteúdo [p.50]”Portanto, é necessário que o docente intertextualize conhecimentos empíricos pré-existentes nos alunos com os conhecimentos de natureza critica, formando então, uma sensação, que logo gera a reflexão pautada do educando, criando então uma humanização neste individuo.
O ensino de Filosofia faz-se necessário e importante para que o indivíduo que esteja na Escola Média seja humanizado, não segundovalores dogmáticos e catequéticos, como por muito tempo se viu na escola, a qual já se era repugnado no Manifesto dos Pioneiros da Educação, onde previa um ensino laico, valorizando e ressaltando os valores críticos do aluno formado através de uma transformação do senso comum ao senso crítico-filosófico.
O papel fundamental da disciplina de Filosofia, como fator primordial para que haja uma escolaonde aconteça os espaços atuais como: discussão crítica, debates, e lutas por direitos iguais para um mundo melhor, conforme os desafios educacionais, sociais e culturais.

A importância de ensinar Sociologia no Ensino Médio

Sociologia é a ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduo sem grupos, associações e instituições.
Ela é degrande importância para o jovem do ensino médio porque ela trás a tona um importante método para se construir uma sociedade melhor, o questionamento da sociedade,o questionamento de instituições, para ver o que é bom e o que é ruim para a sociedade.Ajuda no amadurecimento critico dos jovens, para que estes possam se situar no mundo em que vivem.
O filósofo e sociólogo Gilson Teixeira Leite (Jornal AGazeta em 11/12/00) afirmou que “se é imprescindível dominar a informática e todas as novas tecnologias para uma colocação qualificada no mercado de trabalho, também se faz necessário, no universo educacional, problematizar a vida do próprio aluno, sua existência real num mundo real, com suas implicações nos diversos campos da vida: ético-moral, sociopolítico, religioso, cultural e econômico”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensinar filosofia no ensino médio
  • A importância da Sociologia no ensino médio
  • A importância da filosofia no ensino médio
  • a importancia da filosofia no ensino medio
  • A importancia da filosofia para o ensino medio
  • A importância da filosofia no Ensino Médio
  • A importância da filosofia no ensino médio.
  • A importancia da Filosofia no ensino médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!