A importância das empresas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração da Pequena e Média Empresa/23/03/2011-Universidade Castelo Branco/Elomar Costa Pereira/elomarcosta1@yhaoo.com.br

TÍTULO:
A importância das empresas familiares
OBJETIVO:Este trabalho vai observar como é relevante a presença das empresas familiares no mercado; as ações na gestão administrativa do empreendimento familiar; mostrar seu reflexo no mercado;expor a ocorrência e consequência na implantação ou não de ações para inovações ou alguma mudança, envolvendo membros gestores nas empresas familiares.
JUSTIFICATIVA:
O fato das empresascomandadas por familiares estarem nos informes de pesquisas por razões de difícil continuidade e sobrevivência no mercado, chama atenção para suas causas e motivos. Com grande participação nos setores deprodução da economia do nosso país, essas empresas têm valor relevante no contexto atual. Métodos para possíveis mudanças na gestão dessas empresas precisam ser identificados e desenvolvidos. Porserem pequenas ou médias e administradas por familiares, os laços afetivos envolvidos nessas administrações estão bem próximos. O tema é riquíssimo para se comentar (mudar comportamentos ligados portraços afetivos, poucos, como muito profissionalismo, fazem).
INTRODUÇÃO:
Em nosso país existe um número elevado de empresas de procedência familiar. Informe do SEBRAE (Serviço Brasileiro deApoio às Micros e Pequenas Empresas - out. 2005, fonte Folha de Londrina) indica que 90% do mercado brasileiro é abastecido e composto por pequenas e médias empresas com essa procedência. É grande aimportância dessas empresas para o mercado consumidor. A composição assim indica uma administração com elevada afetividade, passando a ser uma barreira a mudanças em toda a sua estrutura, seja desucessão ou de outra ordem.
Qualquer iniciativa para mudança na empresa familiar se defrontará com a provável barreira de ordem pessoal. Isso não fica bem para quem participa com grande...