A importância das demonstrações e relatórios contábeis para a gestão dentro das organizações.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO MARANHÃO
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

VINICIUS CHRISTIANO MEDEIROS ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES E RELATÓRIOS CONTÁBEIS PARA A GESTÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.

São Luis
2011
ALINE LINDOSO
DANIEL
HIAGO MACEDO
VINICIUS C.M. ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES E RELATÓRIOS CONTÁBEIS PARA A GESTÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.

Trabalho apresentado àdisciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico, da Faculdade do Maranhão, com requisito parcial da segunda nota na disciplina
Orientadora: Prof.ª Maria do Socorro.

São Luis
2011
1. JUSTIFICATIVA

O processo decisório dentro das organizações, esta cada vez mais complexo, à medida que o conhecimento administrativo e a tecnologia avançam de maneira muito acelerada, requisitando uma maiorespecialização e dinâmicas das ciências que cuidam da gestão dessas entidades, e essas informações tem um papel decisivo para a sobrevivência e desenvolvimento das organizações.
Uma das preocupações das empresas no momento atual relaciona-se à dificuldade em escolher que informações são relevantes para as decisões que a elas se apresentam, ou seja, como aquela ou outra decisão podem afetar umaestrutura hierárquica organizacional dentro das organizações, e se essa decisão repercutiu de forma positiva ou negativa.
Baseado nesse sentido, a pesquisa se justifica em verificar o uso das informações geradas pela contabilidade, mais especificamente por meio de relatórios e demonstrativos contábeis, podem influenciar no processo de gestão dentro das organizações. Destaca-se que a informaçõescontábeis, por meio das demonstrações e relatórios, tratam de um recurso fundamental para contribuir na definição dos objetivos de uma empresa, no estabelecimento de estratégias e políticas, na avaliação e decisão sobre as alternativas de expansão e investimentos necessários, e dos próprios resultados do negócio.
Logo, essas informações contábeis devem ser revestidas de qualidade sendo objetivas,claras, concisas e permitindo que o usuário possa avaliar a situação econômica e financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre a tendência futura, de forma a atender sempre os próprios objetivos da entidade empresarial.

2. LEVANTAMENTO DO PROBLEMA

A evolução das transações nos mercados financeiros e de capitais derivados da rápida expansão tecnológica e os avanços dasciências administrativas, incluindo a contabilidade, exige que essas ciências acompanhem as alterações e busque meios de registrar e evidenciar as operações, oferecendo aos usuários informações úteis e fidedignas para a tomada de decisões.
A contabilidade influencia na gestão de uma empresa, à medida que o gestor se utiliza das informações por ela gerada. Há, por parte dos administradores, necessidadede informações adequadas e oportunas para subsidiar o processo decisional das empresas. O fato de se poder contar com as informações em tempo hábil é de fundamental importância para o processo decisório da empresa.
Uma das principais dificuldades na gestão das empresas é a falta de lideres, de gestores que saibam como motivar suas equipes na conquista de seus objetivos, liderar pessoas é osegredo de uma gestão de sucesso. Diante desse desafio, os gestores necessitam conhecer novos método e adotar estratégias eficientes e eficazes para o gerenciamento de suas organizações, entre, a fim de que as empresas, sob sua responsabilidade, consigam assegurar sua continuidade e competitividade dentro do ambiente empresarial.

3. HIPÓTESE

Para execução do presente estudo foi considerada ahipótese de que as informações contábeis, especialmente as demonstrações e relatórios contábil, fornecidas pelos contadores aos proprietários das organizações são úteis para as decisões organizacionais devido a sua característica legais e fiscais, pois auxiliam através da demonstração da real situação organizacional, os gestores a tomada de decisões sobre o futuro da entidade

4. OBEJTIVOS...
tracking img