A importância da rede nacional de cuidados continuados integrados nas políticas sociais

Páginas: 24 (5799 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2011
A Importância da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados nas políticas Sociais

[pic]

Autora: Fernanda de Freitas Silva Alves

Índice

1. Introdução 3
2. A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
2.1. Âmbito
2.2 – Missão e Ojectivos
2.3 – Implementaçã o da Rede
2.4 – Tipologias de Resposta
2.5– Modelos de Gestão e Financiamento
3.– Funcionamento da RNCCI3.1 – Referenciação de Utentes e Ingresso na RNCCI
3.2. Modelo de Adesão à RNCCI
3.3 Modelo de Contratualização
3.4 Estratégia da Qualidade
3.5 Tratamento de Reclamações
4. A importância da rede de cuidados continuados integrados nas politicas sociais.
Bibliografia Consultada

1. Introdução
As alterações demográficas, com cada vez maior peso da população idosa, assim como a alteraçãodo tecido social provocada pela ausência do domicílio da mulher, cuidadora tradicional, levaram à necessidade de encontrar respostas para apoio de pessoas em situação de dependência.Reabilitar e reinserir, a par de políticas de envelhecimento activo, são os desafios no momento, a nível global.
Houve, assim, que definir uma estratégia para o desenvolvimento progressivo de um conjunto de serviçosadequados, nos âmbitos da Saúde e da Segurança Social, que respondessem à crescente necessidade de cuidados destes grupos da população, articulando com os serviços de saúde e sociais já existentes.
A parceria estabelecida entre os Ministérios do Trabalho e Solidariedade Social e da Saúde possibilitou as dinâmicas de criação e fomento de respostas multisectoriais, com o objectivo de promover acontinuidade da prestação de cuidados de Saúde e Apoio Social a todo o cidadão que apresente dependência, com compromisso do seu estado de saúde, ou em situação de doença terminal.
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), criada pelo Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de Junho, constitui-se como o modelo organizativo e funcional para o desenvolvimento da estratégia enunciada.Representa um processo reformador desenvolvido por dois sectores com responsabilidades de intervenção no melhor interesse do cidadão: o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o Sistema de Segurança Social.
A RNCCI pretende implementar um modelo de prestação de cuidados adaptado às necessidades do cidadão e centrados no utente, onde este possa aceder aos cuidados necessários, no tempo e locais certos e peloprestador mais adequado. Através do desenvolvimento dos seus paradigmas, a RNCCI estimula a revisão do papel do hospital e reforça o papel dos cuidados primários de saúde como charneira do SNS, apoiando assim a sua modernização e adequação às necessidades de saúde emergentes no país.
Os efeitos esperados são a obtenção de ganhos de saúde, o aumento da cobertura da prestação de serviços de cuidadoscontinuados integrados a nível nacional, o reforço da articulação entre os serviços de saúde e de apoio social, a manutenção das pessoas com dependência no domícilio, sempre que possível, a redução da procura de serviços hospitalares de agudos por parte de pessoas em situação de dependência e a melhoria das condições de vida e de bem estar das pessoas com dependência.

2. A Rede de CuidadosContinuados Integrados
2.1. Âmbito
O fenómeno do envelhecimento da população é uma realidade na generalidade dos países desenvolvidos e apresenta-se como um desafio às políticas sociais dos Estados-Membros da União Europeia (UE). Em Portugal e segundo recentes projecções do Instituto Nacional de Estatística (INE), a população residente atingirá o seu limite máximo dentro em breve, assistindo-sedepois a uma progressiva redução populacional. Esta previsão de diminuição da população terá como consequência o envelhecimento populacional, aumentando de forma acentuada o peso dos cidadãos com mais de 65 anos na sociedade. Ainda segundo o INE, Portugal converter-se-á num dos países da UE com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população activa em 2050. Em virtude deste cenário, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politicas sociais integradas nos cuidados continuados integrados
  • CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS
  • Cuidados continuados integrados
  • Rede Nacional de Cuidados de Saúde
  • Rede nacional de cuidados de saude
  • Ética e Cuidado nas Redes Sociais
  • Os cuidados com as postagens nas redes sociais
  • Cuidados com as redes Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!