A importância da qualificação profissional em tempo de apação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPO DE APAÇÃO

A Fundação Dom Cabral divulgou pesquisa em que descreve a atual situação do apagão de mão de obra no mercado de trabalho brasileiro.
A pesquisa, que ouviu 130 empresas, responsáveis por 22% do PIB, mostra que 92% delas estão com dificuldade para contratar profissionais. As áreas técnica e operacional são as que apresentam maisproblemas, sendo que 54% das organizações já reduziram os requisitos para a contratação. Nos cargos estratégicos, 28% das empresas também diminuíram as exigências, como pós-graduação, fluência em idiomas e experiências.

Nível dos profissionais Percentual das empresas com dificuldades
Operacional 40%
Técnico 64,62%
Tático 34,26%
Estratégico 36,92%
Fundação Dom Cabral

As empresas ouvidaspela Fundação afirmam que nos próximos seis anos, período em que o ciclo de investimentos será intensificado com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, serão necessários 28 mil profissionais para a área operacional, 21 mil engenheiros e 10 mil técnicos. E diante desse quadro explica os motivos do Ministério da Educação ter criado o Programa Nacional de Acesso à EscolaTécnica (Pronatec): atender a essa demanda por mão de obra qualificada em determinadas áreas.
Para se destacar no cenário atual, todo tecnólogo deve defini uma estratégia de marketing pessoal, já que devemos nós preocupar com a nossa imagem e apresentação, com os nossos conhecimentos e nossos relacionamentos, com a nossa saúde pessoal e financeira, é essencial um conhecimento prévio para queseja possível identificar as boas oportunidades e possíveis ameaças. Podemos exemplificar a necessidade de uma estratégia de marketing pessoal, respondendo essa pergunta “como está o mercado em que trabalho?”, se o mercado está estagnado ou em declínio, é uma ameaça à sua carreira, o que necessita de acções como investir em novas oportunidades de trabalho. Se o mercado estiver em crescimento, deve-sereflectir em como aproveitar para evoluir profissionalmente.
Hoje a universidade dá grande importância à capacidade de escrever do aluno, mas o que o mercado exige dele é justamente uma capacidade maior de comunicação oral. O papel da comunicação começa bem antes de sua atuação numa determinada função, começa na hora de conseguir um emprego ou um contrato para prestar um serviço ou fornecer umproduto. Sem essa habilidade ele já sai em desvantagem em relação aos seus concorrentes. E quando falo de comunicação, trata-se de comunicação integral que envolve fala, escrita, postura e até mesmo suas atitudes, crenças e valores. O ser humano é um verdadeiro objeto de comunicação multimídia e deixa sua influência por onde passa pelo que ele é, além daquilo que diz ou escreve.
Atualmente asempresas tem se preocupado com a formação ética e social dos seus colaboradores, principalmente sobre convívio social e boas maneiras no trato profissional. E evidente que dominar determinada área técnica não é mais o único fator relevante para o sucesso profissional. Daniel Goleman e muitos outros consultores que estudam o comportamento social nas organizações modernas alertam sobre a importância deutilizarmos corretamente nossa inteligência emocional, ou seja, tirarmos o melhor proveito de nossa capacidade de relacionar-se com as pessoas. Saber como se portar em uma reunião, em um almoço de negócios, em um coquetel, ou mesmo no dia-a-dia da empresa tornou-se fundamental para o futuro da carreira dos jovens e experientes profissionais.
Acessando o site do Ministério do Trabalho podemosverificar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) da função, a saber: Tecnólogo em logística de transporte, Analista de logística de transporte, Assistente de logística de transporte. A seguir irmos fornecer às informais referentes à descrição sumária, características de trabalho, formação e experiência, áreas de atividade, competências pessoais e recursos de trabalho relacionados à ocupação da...
tracking img