A importância da prática de atividade física e os benefícios que ela proporciona ao nosso corpo, bem como, os malefícios causados sem o acompanhamento de um profissional.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL BRASIL CENTRAL
EJA – EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE
ATIVIDADES FÍSICAS
E
FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL E SUA HISTÓRIA

TAGUATINGA/ DF
2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA... 4
FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL 5
COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS (ORIGEM) 8
LIGA MUNDIAL
GRAND PRIX 10CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade mostrar um pouco da importância da atividade física e também falar um pouco da história do voleibol, seus métodos e competições.
O Voleibol é um esporte que atrai pessoas do mundo inteiro pela sua prática de fácil entendimento e por proporcional um bem estar muito grande a seus atletas.

TRABALHO DEEDUCAÇÃO FÍSICA

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E OS BENEFÍCIOS QUE ELA PROPORCIONA AO NOSSO CORPO, BEM COMO, OS MALEFÍCIOS CAUSADOS SEM O ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL.

Os benefícios da atividade física são muitos, sendo tanto de caráter fisiológico, psicológico quanto de caráter social.
 Dos benefícios fisiológicos, pode-se citar que em curto prazo a atividade física permiteestabilizar a quantidade de glicose no sangue, estimulando ao mesmo tempo as quantidades de adrenalina e noradrenalina e também proporcionando uma melhora no sono e, em longo prazo, uma melhora na função cardiovascular, no tônus muscular, na flexibilidade, procurando preservar e restabelecer a mobilidade das articulações no equilíbrio, na coordenação motora e na velocidade do movimento.
Dosbenefícios psicológicos, pode-se destacar em curto prazo que proporciona ao indivíduo praticante um relaxamento e conseqüentemente uma diminuição do estresse e da ansiedade, auxiliando na melhora do humor dos indivíduos praticantes, e em longo prazo verificou-se um bem estar geral, acarretando melhora na saúde mental e auxiliando inclusive no tratamento da depressão.
 Dos benefícios sociais, em curtoprazo, pode-se mencionar a socialização e a integração desses indivíduos a grupos sociais, e em longo prazo, por essa socialização a formação de novas amizades e companheirismos, além da ampliação das relações sociais.
para o aumento de casos de diabetes. A vida sedentária, o estresse e a má alimentação vêm contribuindo de forma assustadora
 Os resultados benéficos da prática da atividadefísica por indivíduos diabéticos são muitos, os quais podem ser observados em diversos estudos. Esses benefícios são reconhecidos desde 1935, quando se afirmou que o exercício físico tende a promover a redução das taxas glicêmicas dos diabéticos, daqueles indivíduos em que em seus organismos há uma adequada quantidade de insulina, seja de origem endógena ou exógena. Esse efeito é tão importante que oexercício é colocado com lugar definido e proeminente no tratamento diário do diabetes.
  A transferência de glicose para o interior das células resulta em diminuição da glicemia, o efeito mais rápido e marcante da insulina. O mecanismo da ativação por insulina envolve a mobilização de moléculas de permease, armazenadas em vesículas membranosas do interior da célula para a membrana plasmática. Aatividade física regular também promove o aumento da GLUT 4 na membrana das fibras musculares e, por essa razão, é recomendada para portadores de diabetes.
 O papel do profissional de Educação Física é fundamental, pois compete a ele coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos e programas, realizar treinamentos especializados, participar deequipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos na área de atividades físicas e do desporto.
 Se um programa de exercícios for mal elaborado, pode causar ao praticante hipoglicemia, sangramento na retina, perda de proteínas na urina, complicações cardíacas e até morte súbita, principalmente se o indivíduo for também hipertenso além de...