A importância da motivação no desempenho das atividades nas organizações públicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Maria de Nazaré Lopes Carvalho

Resumo

Este trabalho aborda a motivação de empregados nas organizações públicas e suas interferências no contexto organizacional. Na sociedade atual, as organizações estão passando por grandes transformações, a questão “motivar pessoas” está em alta. Motivar é ter motivos. Termotivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer e para querer aprender. As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e mudanças constantes, surgindo à necessidade de buscar soluções para aumentar sua eficácia e sobreviver no mercado cada vez mais globalizado e competitivo. Dentro desse contexto este artigo tem como objetivo identificar os fatorescausadores da motivação, tendo como base as principais teorias da motivação humana. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, servindo-se também de julgados, através dos quais foi possível discorrer sobre os divergentes posicionamentos, bem como, apresentar aspectos atuais sobre o assunto. Os resultados revelaram que a motivação dos empregados públicos se dá principalmente peloreconhecimento pessoal por parte dos colegas e superiores, por fazerem parte do processo decisório em seus setores de trabalho, bem como dos objetivos organizacionais serem consonantes com os objetivos pessoais.

Palavras-Chave: Administrar. Motivação. Serviço Público.

1 INTRODUÇÃO

As organizações públicas e privadas têm se preocupado com as conseqüências de mudanças profundas, ocorridascom uma rapidez cada vez mais assustadora, causadas principalmente, pela globalização. As responsabilidades e as tomadas de decisões, antes privilégio ou obrigação de alguns, agora são compartilhadas por todos para a consecução de um objetivo comum. Entre essas conseqüências está a mudança de comportamento do cliente que, com maior consciência de seus direitos e um mercado globalizado, torna-secada vez

mais exigente. Daí, a necessidade de utilização de ferramentas no sentido de racionalizar os recursos disponíveis. Nesse processo é indispensável contar com empregados motivados.

No início do século passado, teóricos e administradores, principalmente os adeptos da Administração Científica, também conhecida como taylorismo – em alusão ao seu criador Frederick W. Taylor (1911) –não incluíam a motivação entre os fatores importantes para o desempenho eficiente do empregado. O foco eram as condições ambientais, como iluminação, arejamento dos espaços e as condições de higiene das fábricas ou dos bairros operários. A estes fatores somavam-se a remuneração em função da produção, a seleção científica e aperfeiçoamento através de treinamento e desenvolvimento científico dotrabalho, além da cooperação íntima e amigável entre a administração e os trabalhadores, como forma de anular a existência da luta de classe no trabalho (RAGO; MOREIRA, 2003).

O presente trabalho tem como âncora os estudos de dois dos principais teóricos da motivação, Maslow e Herzberg. Para Maslow as necessidades insatisfeitas influenciam o comportamento, pois enquanto uma necessidade básicanão for satisfeita, as outras não exercem influência no comportamento do individuo. Para Herzberg existem os fatores higiênicos que são capazes de reduzir ou anular a insatisfação, mas não conseguem conduzir à motivação, tendo somente caráter preventivo, já os fatores motivacionais podem conduzir a elevados níveis de satisfação e motivar. Com base nestas duas teorias se desenvolve este estudo(AGUIAR, 1981).

À medida que o ambiente organizacional e as demandas continuam a crescer em complexidade e desafios, as organizações dependem cada vez mais de empregados motivados que desempenhem um serviço de boa qualidade. Sendo assim, este trabalho justifica-se pela constante busca de mecanismos e métodos capazes de motivar uma pessoa em seu ambiente de trabalho.

A falta de...
tracking img