A importância da ludicidade no processo de ensino – aprendizagem no primeiro ano do ensino de nove

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

VIVIANE APARECIDA CAPRA SACHET

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO DE NOVE

Frederico Westphalen
2010

VIVIANE APARECIDA CAPRA SACHET

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO DE NOVETrabalho de conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialização em Gestão e Organização da Escola.

Orientadora: Prof. Marlizete Stenle

Frederico Westphalen
2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 CONTEXTUALIZANDO A LUDICIDADE 7
2.1 Compreendendo a Ludicidade na perspectiva de Piaget e de Vygotsky. 9
2.1.1 Asfases lúdicas de Piaget 10
a) Jogos de exercício ..............................................................................................................10.
b) Jogos simbólicos ................................................................................................................11
c) Jogo de regra......................................................................................................................12
2.1.2 As fases lúdicas de Vygotski 14
2.3 A música, a dança e as brincadeiras cantadas como formas de brincar com o corpo 16
a) Música 16
b) Dança 18
c) Brincadeiras cantadas 19
3 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS 23
3.1 Contextualizando a presença da Ludicidade no Primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. 25
4 Considerações Finais 32
5REFERÊNCIAS 34

RESUMO

Discutir sobre a ludicidade no contexto do ensino fundamental, não tem sido uma tarefa muito fácil, principalmente quando sabemos que muitos professores ainda concebem-na como perda de tempo ou brincadeira de criança. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre a Ludicidade como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem com os alunos doprimeiro ano do ensino de nove. Utilizou-se como caminho metodológico uma pesquisa qualitativa na modalidade bibliográfica. Concluiu-se que o presente trabalho muito beneficiará os professores que tem em sua prática docente o desafio de trabalhar com as crianças de seis anos pertencentes ao primeiro ano do ensino fundamental, na medida em que não podem desconsiderar a presença da ludicidade em suaorganização pedagógica.

Palavras – chave: Ludicidade. Ensino de nove anos. Ensino e aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

É sabido a todos que uma aula lúdica, não é necessariamente aquela que ensina conteúdos, mas sim, aquela em que o professor promove novas aprendizagens, ou seja, é aquela que faz o professor correr através de conhecimentos significativos necessários para que o aprendizado da criançaseja de qualidade.
Vale destacar que a presença da ludicidade no processo de ensino – aprendizagem através dos jogos e brincadeira já foi reconhecida por diversos teóricos da educação, como um meio para incentivar o desenvolvimento intelectual da criança, na medida em que, por meio do lúdico, a criança passa a estimular a sua curiosidade, a sua autoconfiança, como também, proporciona odesenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração além de ser um momento de realização.
Diante do contexto apresentado indagações surgem tais como:

Qual a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem em alunos pertencentes ao primeiro anos do ensino de nove?

Até que ponto a ludicidade esta presente na prática pedagógica dos professores do primeiro ano do ensino denove?

Buscar repostas para estas indagações fez com que o objetivo desta pesquisa fosse refletir sobre a Ludicidade como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem com os alunos do primeiro ano do ensino de nove.

Objetivar o proposto exigiu que o pesquisador tivesse algumas ações tais como:
Refletir sobre as dificuldades encontradas pelo professor diante da utilização dos jogos...
tracking img