A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL

“A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL, E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA”


A literatura infantil associa-se desde suas origens à escola, e sabendo daimportância da escola como um espaço importante para a mediação da criança e da sociedade, cabe ressaltar a importância da literatura nesse processo. Na escola, ela encontra-se em lugar privilegiado, visto quediretrizes curriculares recomendam incisivamente a literatura infantil, a fim de ajudar com os valores e significados universais que são de extrema importância para o ser humano.
Os contos de fada,as narrativas, as poesias e os faz de conta fazem parte da literatura infantil, cujo principal objetivo é entreter a criança e despertar sua curiosidade para o conhecimento de seu mundo.
“Ofaz-de-conta é momento privilegiado de interação entre as crianças” (RCN V.2 p.33), o que pode contribuir para a aquisição ou ampliação da linguagem, através da comunicação. A interação desenvolve capacidadesde grande importância para a criança, como a de se relacionar, comunicar, conhecer, compartilhar e de até aceitar as diferenças a partir do conhecimento do outro.
O conto de fada trata de um mundomágico, cujo qual será criado na mente da criança, e é a partir daí que surge a imaginação, a fantasia, que vai auxiliar a criança, na hora de escrever uma história, no enriquecimento de seu vocabulárioe assim construir por meio da linguagem verbal, os seus próprios textos e imagens, trata-se da construção do simbólico.
A narrativa tem um papel importante na formação dos primeiros leitores. Textoscurtos, simples e ilustrados podem ajudar a criança encontrar as primeiras frases de seu letramento. Mas acima de qualquer coisa, seja para os primeiros leitores ou não, a estória narrada deveprender a atenção da criança, estimular a sua imaginação, fazê-la sentir as primeiras emoções, ajudando a desenvolver seu intelecto, e criar também a autoconfiança e a confiança no mundo. A escolha da...