: A importância da intervenção psicopedagogica na instituição escolar.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pos–Graduação EaD - Facinter

Aluna: Edneide Dias de Brito

Trabalho Cientifico Elaborado a Partir das
Disciplinas da UTA – INTERDISCIPLINAR.

Vitória da Conquista - Bahia
Janeiro 2009
Pos–Graduação EaD - Facinter

Aluna: Edneide Dias de Brito

Titulo do Trabalho:

Tema: A Importância da IntervençãoPsicopedagogica na Instituição Escolar.

Vitória da Conquista - Bahia
Janeiro 2009
INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea e utilitária e altamente competitiva. Dentro deste contexto educar uma criança demanda muito conhecimento e discernimento. Mais uma vez pais e educadores deverão juntar-se para que possam trabalhar pelo surgimento de um individuo melhor,inteiro na potencialidade que tem, independente, cônscio do espaço que pode conquistar.
Este trabalho visa abordar a importância da Psicopedagogia na escola, diante de tantos alunos com dificuldades de aprendizagem e sem política de intervenção capaz de contribuir para a superação desse problema que tem cada vez mais se agravado.
Vale ressaltar a importância da família junto à escola exercendo opapel decisivo na educação e evolução do problema acima mencionado.
Diante do exposto, o psicopedagogo ira intervir junto a essas famílias que apresentam dificuldades de ordens diversas e utilizar os mecanismos necessários para tomar conhecimento de informações sobre as suas vidas orgânicas, cognitivas, emocional e social.
O presente trabalho visa fazer uma forte abordagem da importância dolúdico no processo ensino-aprendizagem, tão importante e tão pouco valorizado pelos elementos que compõe a equipe de profissionais de uma instituição de ensino.
Neste sentido, o psicopedagogo e um especialista na condução desse processo e ira de forma conjunta conduzir os trabalhos de forma prazerosa e competente.

O movimento em favor da melhoria da qualidade de ensino no sistema escolarpublica, enquanto direito de todos os brasileiros terem acesso à educação e a instituição, difundirem-se por todos pais e representa, sem duvida, um movimento de amadurecimento político da geração de educadores que vêm atuando nas escolas e na sociedade.
Atualmente enfrenta-se uma violência cotidiana. Pode-se admitir que se vive em um estado de guerra urbana permanente, em que a população se senteacuada, temerosa e incrédula diante da impunidade dos crimes. Pode-se ate afirmar que se trata de um estado de desampara aprendido.
A educação no sistema escolar publica e exemplo do reflexo dos novos tempos violentos, em que o avanço cientifico e tecnológico não se faz acompanhar por uma dimensão ética.
Sendo a escola um dos elos da transformação do individuo e da sociedade, nota-se anecessidade premente de conduzir os cidadãos à observância dos valores e normas éticas, visando um comportamento social saudável, baseado na respeitabilidade do ser humano, como ser político, social e civilizado.
Neste contexto, o psicopedagogo institucional, como profissional qualificado, estar apto a trabalhar na área de educação, dando assistência aos professores e os demais profissionais paramelhoria das condições do processo ensino-aprendizagem, bem como para prevenção dos problemas de aprendizagem.
Quando se trabalha com crianças, soa muitas as oportunidades de que o papel do professor se confunda com o da família sobretudo em nosso pais, onde as escolas acolhem crianças tristes, com fomes, sujas e doentes.
Para alem dessas dificuldades geradas pela pobreza há também ummomento em que a ansiedade dos pais, somada a inexperiência ou falta de condições materiais do professor gera uma situação ideal para que essa confusão de papeis se concretize.
A psicopedagogia surgiu da necessidade de melhor compreensão do processo de aprendizagem, comprometido com transformação da realidade escolar, na medida em que possibilita, mediante dinâmicas em sala de aula contemplar a...
tracking img