A importância da informática no desenvolvimento da educação hoje em dia

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO HOJE EM DIA


Edilson Conceição Andrade

_______________________Resumo_______________________________

________

O artigo propõe uma discussão conceitual sobre a importância dainformática na educação e as facilidades que ela proporciona para o desempenho do corpo docente e principalmente aos alunos de modo geral, e tentar mudar o velho paradigma de que o computador surgiu para substituir o papel do professor, mas sim, quando usados pertinentemente, auxiliar o professor para estar em maior “status”, o de formador, o de orientador, o de educador. Dessa forma reforçando aaprendizagem aos adolescentes e/ou jovens estudantis, teremos como conseqüência devido a qualidade de ensino, melhoras na qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Informática, internet, desenvolvimento educacional, alfabetizar digitalmente.

_______________________ Summary _______________________________________

The article proposes a conceptual discussion of the importance of computereducation and facilities it provides for the performance of the faculty and especially students in general, and try to change the old paradigm that the computer has emerged to replace the role of teacher But, when rightly used, help the teacher to be at a higher status, the trainer, the supervisor of the educator. Thus reinforcing the learning of adolescent and / or young student, because we have as aconsequence the quality of education, improvements in quality of life.

KEYWORDS: Computer, Internet, educational, digitally literate.

INTRODUÇÃO

A humanidade atravessa uma fase de transição em que estão ocorrendo profundas transformações, à informação é recurso estratégico desse novo paradigma, e as escolas em geral devem se moldar a partir dessa perspectiva que é a inovação como fatordeterminante.
A Internet vem se apresentando como maior fonte de informação e de inimagináveis oportunidades, já que todas as atividades humanas estão sendo representadas nesse novo ambiente. É um fato irreversível e um campo aberto à investigação. É considerada aqui como ambiente de informação externa e como ferramenta no processo de inteligência competitiva, já que oferece facilidades e vantagenspor possibilitar acesso global e interativo em tempo integral, a custos baixíssimos.
Segundo Tyson (citado por SILVA; 2000; p. 3), estamos saindo da Era da Informação para a Era da Inteligência, e poucos se deram conta disso.
Têm existido diversas tentativas de implantação de tecnologia em escolas, caso saíssem do papel da forma planejada mostrariam hoje um panorama diferente, sem asconhecidas jogadas políticas. Vemos diversos erros, principalmente aqueles que tentam transformar professores em informáticos, através dos programas dos multiplicadores, errados em sua gênese, insuficientes no cabedal de conhecimentos que transferem aos professores, nos fazendo imaginar estes multiplicadores como uma multidão de cegos a dirigir o caminho de milhares de outros cegos, sem saber em quedireção seguir. (SILVA, 2000; p. 18)
Aos técnicos a tecnologia, aos professores, em sua capacidade de aprender a aprender (Demo citado por CORDEIRO; 2000; p. 18) o uso da tecnologia, a absorção dos conhecimentos necessários, não transformados em tecnólogos, mas em usuários capacitados a utilizar as imensas possibilidades da grande rede, da multimídia, da hipermídia em seus processos educacionais.(SILVA, 2000; p. 19)

Objetivos da pesquisa
Objetivo desse artigo é, em primeiro lugar, juntar ao impacto tecnológico nossos educadores que têm sido colocados em xeque para aprimorarem seu conhecimento, e em segundo lugar, alfabetizar “digitalmente” nossas crianças. Para que isso aconteça, terá que ser através de um treinamento mais eficiente entre os professores, a assimilação do uso das...
tracking img