A importância da informática na gestão e no comercio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Desde os primórdios dos tempos da existência do homem na face da terra, o ser humano tem, procura e desenvolvido formas para economizar tempo e obter resultados eficazes e exactos. Surge então automação com o desenvolver das coisas e também surge a informática como instrumento de cálculos automáticos.







































1.O QUE É INFORMÁTICA?Informática pode ser considerada como significando “informação automática”, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para tal, é preciso uma ferramenta adequada: o computador electrónico.

2. O COMPUTADOR

2.1. O Que é?


O computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e destinada a produzir resultados completos, comum mínimo de intervenção humana. Entre vários benefícios, podemos citar:

▪ Grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;
▪ Precisão no fornecimento das informações;
▪ Próprio para execução de tarefas repetitivas;
▪ Propícia a redução de custos em várias actividades;
▪ Compartilhamento de dados.


2.2. Breve Histórico


▪ O Ábaco, um instrumento paraauxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo.


[pic] [pic]
Antigo ábaco romano Máquina Pascalina


▪ Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar(máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador.

▪ Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir.

▪ Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartõesperfurados, em 1801.

▪ Charles P. Babbage, matemático inglês, projectou a Máquina das Diferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em 1833. É considerado o precursor do computador electrónico digital, pois sua máquina analítica possuía três estágios fundamentais (como os computadores actuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b) processamento utilizando memória (de engrenagens), abrigando oprograma em execução e (c) saída.


[pic]
Máquina de diferenças de Babbage


▪ Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890.


▪ Mark I foi o primeiro computador electromecânico, inventado pelo professor Howard H. Aikenda Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;

▪ ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador electrónico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pensilvânia (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.

[pic]
ENIAC




▪ John Von Newman,matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje.

▪ Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC).

2.3. Gerações

▪ Primeira geração. Computadores constituídos de válvulaselectrónicas. Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM 701. Definidos como “jurássicos”, eram enormes, pesavam toneladas e funcionavam com aproximadamente 18000 válvulas. Não existia dispositivo de armazenamento.


▪ Segunda geração. Fins dos anos 50, inicio dos anos 60 engloba computadores equipados com transístores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM 1401. Surgirão também as linguagens...
tracking img