A importância da informática na economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA COMPUTAÇÃO NA ECONOMIA

Autor: David Ricardo Colaço bezerra



1. INTRODUÇÃO

A ciência econômica dominante trabalha com o conceito de agente representativo racional. A realidade compreendida a partir de tal conceito limita fortemente o entendimento das relações econômicas entre os indivíduos.

O paradigma de maximização de utilidade, a partir de umacapacidade ilimitada do agente em compreender e processar todos os aspectos da realidade relevante para se tomar uma decisão está cada vez mais caindo em descrédito, pois já não responde determinadas demandas teóricas. A teoria dominante, ou seja, a teoria neoclássica, está perdendo espaço para ideias que tentam incorporar a complexidade das relações em suas análises.

Qualquer campo doconhecimento precisa relacionar-se com outros a fim de que amealhe algum tipo de progresso qualitativo. A mudança de paradigmas em uma ciência não prescinde de uma interdisciplinaridade com outras, que podem lhe auxiliar na mudança de visão sobre determinados objetos e também, na forma de operacionalizar as medidas sobre as variáveis que se quer analisar.

A Teoria da Complexidade serve àTeoria Econômica no que se refere à consideração de um sistema dinâmico que dá margem para o processo evolutivo na interpretação dos fenômenos econômicos. Deve-se atentar para importância do espaço e do tempo nas análises econômicas, não como conceitos estilizados para todas as ocasiões, mas a partir de elementos comuns básicos incorporar as particularidades da realidade a ser estudada e se chegar àssoluções concretas e que sirvam para resolver os problemas da realidade em questão.

Os instrumentais utilizados devem ser escolhidos ou criados de modo que se adequem ao tipo de problema que se quer resolver em determinado campo do conhecimento, e não o contrário, ou seja, tentar restringir o campo dos problemas considerados econômicos ao que é tratável pelos instrumentais que se sabe,principalmente o instrumental matemático.

As teorias e os modelos citados aqui estão longe de esgotar todas os pontos de vista sobre eles, pois o que se pretende com esse trabalho é mostrar a importância da computação, principalmente no que se refere à simulação, em uma das áreas do conhecimento das ciências sociais, que é a economia, apontando para uma relação importante entre ainformática e a sociedade.


2. A TEORIA ECONÔMICA NEOCLÁSSICA

A teoria econômica dominante é a chamada teoria neoclássica, que se baseia principalmente na racionalidade ilimitada dos agentes econômicos. O ponto é que tal racionalidade é entendida como a capacidade dos indivíduos saberem todas as informações relevantes para a tomada de suas decisões, e mais, além de saberem, têm totaldiscernimento para escolher a alternativa, a partir de suas preferências, que maximize a sua utilidade ou bem-estar individual, ou seja, dada a realidade os indivíduos calculam sempre os custos e os benefícios de todas as possibilidades e tomam a decisão que é melhor para si.


Isso implica que a sociedade chega a um equilíbrio geral ou a um ótimo de Pareto, em que não é possível alguémmelhorar sem prejudicar outro. Tal equilíbrio é um ponto estacionário onde, teoricamente, todos os recursos estão sendo utilizados eficientemente.


A utilidade ou o bem-estar individual é uma função decorrente das preferências do indivíduo, de modo que para se tornar mais simples matematicamente, os economistas neoclássicos assumiram que as preferências dos indivíduos sobre os bens a escolherseriam relações completas, transitivas e contínuas. Assim, um agente racional é aquele que maximiza a sua função utilidade a partir de preferências que obedecem tais pressupostos.


No estudo dos agregados macroeconômicos os economistas tradicionais enveredaram pela ideia do agente representativo, ou seja, escolhe-se um indivíduo com determinadas preferências e função utilidade que...
tracking img