A importância da imunologia para a vida do ser humano
O sistema imune é fundamental para o equilíbrio do nosso organismo, pois atua no combate a diversos tipos de micro-organismos que tentam infectar nosso corpo. A imunidade é um mecanismo de proteção que possui o objetivo de nos defender de ataques de agentes externos como vírus, parasitas e bactérias, prevenindo assim, a ocorrência de doenças.
O nosso corpo possui barreiras que aumentam nossas defesas, tais como: a pele, trato respiratório, trato digestório, trato geniturinário e a conjuntiva dos olhos, que impedem a entrada de micróbios e substancias que possam levar ao desenvolvimento de algumapatologia. Porém, caso alguma dessas substâncias consigam invadir o corpo, desencadeia-se uma resposta denominada resposta imune inata, responsável pela defesa inicial do organismo, através de mecanismos existentes antes da infecção, que são capazes de respostas rápidas e indiferenciadas além de estimular, modular e ter seus componentes utilizados pela resposta imune adquirida.
São diversas as células que constituem o sistema imune inato dentre elas: os monócitos, que estão presentes na corrente sanguínea e quando deslocam-se para os tecidos são denominados macrófagos; os Macrófagos, que são os responsáveis pela proteção dos tecidos mantendo-os livres decorpos estranhos; e os Neutrófilos, responsáveis por envolver as células doentes, matando-as a seguir, e são especializados no combate a bactérias e fungos
A resposta imune adaptativa é muito mais eficiente, pois ela é mais específica. As células que desencadeiam a resposta imune adaptativa do organismo são: os Linfócitos que são responsáveis pelo reconhecimento do invasor e produção da resposta imune. Estes são divididos em: linfócitos B que reconhecem o receptor de superfície do antígeno e transformam-se em plasmócitos, produzindo e secretando anticorpos se ligando-se especificamente com o antígeno; e linfócitos T que auxiliam os linfócitos B na produção [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). A importância da imunologia para a vida do ser humano. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Imunologia-Para-a/40413139.html

MLA

"A importância da imunologia para a vida do ser humano" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Imunologia-Para-a/40413139.html>.

MLA 7

"A importância da imunologia para a vida do ser humano." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Imunologia-Para-a/40413139.html>.

CHICAGO

"A importância da imunologia para a vida do ser humano." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Imunologia-Para-a/40413139.html.