A importância da hotelaria para o turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA HOTELARIA PARA O TURISMO




















1.0 INTRODUÇÃO
Quando se fala em turismo ou turista, logo vem em mente a hospedagem, devido ser um dos mais importantes elementos do turismo. O presente trabalho tem por objetivo mostrar detalhes de um hotel que muitas vezes nem sequer paramos para observar ou sequer sabemos a importância e existência de seuscomponentes.
A ampliação dos conhecimentos do tema foi feito por meio de pesquisas bibliográficas que contou ainda com dados da internet, censos, literatura, revistas, periódicos e dados governamentais, visando saber mais sobre o que é e como funciona , como é a política interna e externa de um hotel, destacando ainda a necessidade de um hotel acessível a portadores de necessidades especiais, alemdo que se espera em estrutura e serviços para a copa mundial 2014 no Brasil.
O trabalho está dividido em várias partes, sendo que no primeiro capitulo é feita uma análise geral do turismo, dando maior ênfase na história da hotelaria, desde o início à sua evolução na Europa, Estados Unidos e focando no Brasil.
O segundo capítulo trata da implantação de um hotel, quais os aspectos que devem seranalisados para a consecução efetiva de tal empreendimento.
O terceiro capítulo mostra o que é e qual a diferença entre hotelaria de redes e unidades hoteleiras.
O quarto capítulo fala de quem faz e como é feita a classificação dos hotéis, além de destacar os principais tipos de hotéis existentes.
A descrição departamental de um hotel tido como modelo padrão é destacada no quinto capítulo,demonstrando detalhes de como são formados e como funciona cada departamento de um hotel, de nível superior.
O sexto capítulo versa sobre acessibilidade nos hotéis, concluindo o sétimo capítulo com o impacto da Copa do Mundo de 2014 para o cenário hoteleiro no Brasil.

Turismo e hotelaria
A viagem sempre esteve presente na historia do homem, seja ela por motivo religioso, negocio, passeio, ousaúde, os homens constantemente estão percorrendo as mais diversa regiões da terra. Essa intensa locomoção faz com que o turismo seja praticado em diversos países do mundo.
De acordo com a OMT,
“turismo é o fenômeno que ocorre quando um ou mais indivíduos se trasladam a um ou mais locais diferentes de sua residência habitual por um período maior de 24 horas e menor de 180 dias, sem participardos mercados de trabalho e capital dos locais visitados”.
No meio dos produtos que se destacam como base do turismo destaca se também a hospedagem (hotelaria) que precisa também evoluir, pois turismo gera efeito multiplicador; sendo papel dinamizador que provoca crescimento e demanda dos meios de hospedagem, bares e restaurantes; modificador das estruturas de consumo aumenta a demanda,tornando-a mais exigente.
O turismo hoje é reconhecidamente elemento propulsor de desenvolvimento socioeconômico para qualquer país. Tem ainda a afinidade de promover um turismo responsável, sustentável e acessível a todos. Não se esquecendo ainda do que diz De La Torre.(1992).
O turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de pessoas que, fundamentalmente pormotivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural. (De La Torre 1992, p 19).
No turismo, a sustentabilidade, além de fazer parte do código mundial de ética, pode contribuir sensivelmente para o desenvolvimentosócio-econômico e cultural de amplas regiões . É muito comum hoje encontrar-se hotéis, pousadas, resorts, praticando a sustentabilidade com a utilização de lâmpadas fluorescentes, em vez de incandescentes, para economizar energia; reaproveitamento de água da chuva na lavanderia, na piscina e na irrigação dos jardins; adotando o sistema de energia solar ou eólica, mesmo que seja apenas para...
tracking img