A importância da governança corporativa para as empresas contemporâneas

Páginas: 8 (1847 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
TEMAS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO (ESGTAD014)

TCD

Tema: A importância da Governança Corporativa para as empresas contemporâneas

Título: A importância da Governança Corporativa para as empresas contemporâneas

Objetivo:

Este trabalho tem por objetivo demonstrar sobre a importância da Governança Corporativa nas empresas contemporâneas, evidenciando que seu principal objetivo égarantir a confiabilidade das empresa para os seus acionistas e criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

Justificativa:

Ao pensar para a frente as empresa que optam pelas boas práticas de governança corporativa adotam como linhas mestras atransparência, prestação de contas e eqüidade. Torna-se imperioso que o Conselho de Administração, representante dos proprietários do capital exerça seu papel na organização, que consiste especialmente em estabelecer estratégias para a empresa, eleger a Diretoria, fiscalizar e avaliar o desempenho da gestão e escolher a auditoria independente.
Pelo entendimento destes procedimentos basilares, ficaconfigurado que o sucesso das empresas contemporâneas passa obrigatoriamente pela Governança Corporativa.

Introdução:
O desenvolvimento do mercado de capitais está na raiz da expansão de economias saudáveis. Um mercado de capitais forte significa mais crescimento econômico. É nele que empresas encontram uma alternativa viável para financiar sua expansão. O fortalecimento do mercado de capitaistem relação direta com a retomada do ciclo de crescimento no país, com aumento do investimento e criação de empregos diretos e indiretos. A falta de transparência na gestão e a ausência de instrumentos adequados de supervisão das companhias são apontadas como principais causas desse cenário. Trata-se de um ambiente que facilita a multiplicação de riscos.
Diante desse quadro de desconfiança entreacionistas (majoritários e minoritários), diretoria, auditoria independente e conselho de administração, surge a governança corporativa. A prática da GC nasce da necessidade das empresas contemporâneas de darem maior transparência aos seus acionistas minoritários que, numa economia evoluída, são os verdadeiros detentores da posse da companhia. Veremos neste trabalho sobre o histórico, o conceitoe os objetivos desse movimento que ganhou força nos últimos dez anos, visando aprimoramento dos padrões das empresas contemporâneas, permitindo uma administração ainda melhor, em benefício de todos os acionistas e daqueles que lidam com a organização.
Desenvolvimento:
Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entreacionistas / cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade e ainda otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital.
A expressão é designada para abranger os assuntos relativos aopoder de controle e direção de uma empresa, bem como as diferentes formas e esferas de seu exercício e os diversos interesses que, de alguma forma, estão ligados à vida das sociedades comerciais.
Governança Corporativa é valor, apesar de, por si só, não criá-lo. Isto somente ocorre quando ao lado de uma boa governança temos também um negócio de qualidade, lucrativo e bem administrado. Neste caso,a boa governança permitirá uma administração ainda melhor, em benefício de todos os acionistas e daqueles que lidam com a empresa.
A Gestão do Conhecimento necessita estar no cerne da Governança Corporativa para se conseguir a vantagem competitiva organizacional. Assim, os empresários, empreendedores, gerentes e líderes precisam valorizar e promover formas de aquisição e geração de idéias nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da governança corporativa nas empresas modernas
  • A importância da governança corporativa na gestrão deas empresas
  • A importância da governança corporativa
  • A importância estratégica da governança corporativa
  • Importancia da governança corporativa
  • Avaliação de empresas e governança corporativa
  • Governança corporativa na empresa bovespa
  • Governança Corporativa da Empresa Natura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!