A importância da globalização para as empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 A importância da globalização [..] 2006 (E) Álvaro Francisco Fernandes Neto

A IMPORTÂNCIA DA GLOBALIZAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS
ÁLVARO FRANCISCO FERNANDES NETO1

RESUMO

Este trabalho objetiva demonstrar a relevância da globalização para empresários, gestores brasileiros e para a sociedade. Tal assunto, por ser controverso, tem implicações muito amplas, seja para funcionários,acionistas, empresas e para o governo. O Brasil apresenta um potencial considerável no que se refere ao aumento de suas exportações e, ainda, no que diz respeito à inserção de suas empresas na comunidade mundial, graças à capacidade criativa do brasileiro, aliada à sua facilidade de assimilação. Para tanto, necessário se faz planejamento, implementação e seriedade, quesitos que poderá levar o País àglobalização de maneira responsável. Palavras-chave: Globalização e Marketing Internacional.

ABSTRACT
This project objective is to demonstrate the relevance of globalization to Brazilian executives, administrators and society. Despite the controversy this subject has vast implications to employees, shareholders, companies and the government. Brazil has a considerable potential to expand itsexportation and to include worldwide its companies, thanks to Brazilian creativity, ally to their quick learning. To reach that it’s necessary planning, implementation and seriousness, these qualities can lead the country to globalization in a responsible way. Key-words: Globalization and International Marketing.

1

Mestre em Administração de Empresas. Professor de Faculdade CantareiraTHESIS, São Paulo, ano III, v .5 , p. 1-20, 1º Semestre, 2006.

2 A importância da globalização [..] 2006 (E) Álvaro Francisco Fernandes Neto

INTRODUÇÃO

A

importância

da

globalização

mundo

afora

aumenta

significativamente. Para as empresas brasileiras, essa tendência possui várias vantagens, tanto para as organizações, quanto para seus stakeholders (pessoas ou grupos quetêm interesse pela empresa). Contudo, muitos empresários e gestores brasileiros não vislumbraram, ainda, os inúmeros benefícios advindos de tal oportunidade.

De acordo com Bañegil Palacios e Sousa (2004, p. 185), no ano de 2002, o Brasil ocupava a 27ª posição no ranking dos países exportadores, com uma participação que rondava os 0,84% do comércio internacional. Tal fato prova que osempresários brasileiros não estão aproveitando todo potencial da globalização nem em favor próprio, tampouco do País, uma vez que o Brasil apresenta um potencial muito maior do que esse, que poderia ser explorado por meio de planejamento, implementação e seriedade nas tarefas desempenhadas.

Para

incrementar-se

as

exportações

brasileiras,

será

necessário encarar os mercados externos nãocomo oportunidades passageiras para desovar o excesso da produção, mas como um ativo do portfólio das organizações. No presente artigo, demonstraremos as vantagens de empresas que exportam e se globalizam.
THESIS, São Paulo, ano III, v .5 , p. 1-20, 1º Semestre, 2006.

3 A importância da globalização [..] 2006 (E) Álvaro Francisco Fernandes Neto

1. ALGUMAS VANTAGENS ADVINDAS DA GLOBALIZAÇÃOTendo em vista a crise econômica que afeta alguns setores da economia nacional, que pode resultar em estagnação ou até mesmo retração desses mercados, além da concorrência acirrada, tanto entre empresas nacionais, quanto estrangeiras que aqui resolvem se instalar, muitos empresários brasileiros estão encontrando na globalização a

oportunidade não só de manter suas empresas rentáveis, comotambém de proporcionar um incremento em seus lucros.

Antes de listarmos as vantagens advindas da globalização, importante se faz ressaltar a diferença entre os seguintes conceitos: Internacionalização da Economia, a Atuação Multinacional e a

Globalização, para que possamos entender, efetivamente, o que vem a ser uma empresa “globalizada”.

Segundo

Minadeo

(2001,

p.

5-6),...
tracking img