A importância da formação continuada para os professores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES

Rosemara Camargo Zientarski

RESUMO

Este artigo tem por objetivos discutir a importância da formação continuada, identificar suas contribuições para os professores e investigar quais são as dificuldades encontradas por eles para efetivar sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exameda literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Acredita-se que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa poderão trazer contribuições significativas para os professores, pois permitirão maiores esclarecimentos acerca formação continuada, apresentando seus benefícios, bem como darão maior sustentação a trabalhos que possam refletir eorientar a formação continuada.

Palavras-chave: Professor; Formação continuada; Prática pedagógica.

INTRODUÇÃO

Vivemos em momento histórico em que tudo se renova constantemente. Assim, faz-se necessário que a escola também se transforme para que possa dar conta de atender as reais necessidades dos alunos inseridos nesse meio. Diante disso, novas exigências são impostas aosprofessores, sendo uma delas a necessidade de formação continua.
Muitos professores pensam que ao concluírem a graduação não precisam de mais nada, ledo engano. Uma graduação de qualidade é necessária, mas não suficiente. Hoje, mais do que nunca os profissionais da educação devem estar em processo de formação continua que os permita refletir sobre suas práticas e adaptá-las, segundo a realidade em queatuam, ou seja, voltada aos interesses e às necessidades dos seus alunos.
Segundo Libâneo (2004, p.227),

O termo formação continuada vem acompanhado de outro, a formação inicial. A formação inicial refere-se ao ensino de conhecimentos teóricos e práticos destinados à formação profissional, completados por estágios. A formação continuada é o prolongamento da formaçãoinicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático no próprio contexto de trabalho e o desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

Dessa forma, é fundamental que os professores tenham consciência de que a sua formação não é um processo acabado que se encerra com a formatura, mas sim que se estende ao longo de sua atividade docente,fazendo parte de toda a sua trajetória profissional, assumindo, assim, uma característica de infinitude. Desse modo, não basta concluir um curso de licenciatura e partir para a prática pedagógica, sem nunca mais se preocupar com a formação.
Behrens (1996, p. 125) afirma que:

Os professores, ao se graduarem, consideram-se prontos e acabados. Este fato tem sido o maiorentrave na capacitação docente. Na realidade, muitos professores nunca mais voltam a discutir a teoria e a prática de sua ação docente. Quando muito discutem o conteúdo a ser trabalhado.

Dessa forma, utilizam somente os conhecimentos adquiridos na formação inicial, espelhando-se, muitas vezes, em professores que tiveram e que os marcaram positiva ou negativamente e esta lembrança acaba porser a melhor (e às vezes a única) referência pedagógica.
Nesse sentido, Arroyo (2009, p. 124) descreve que:

Somos e continuamos sendo aprendizes de mestres, de professoras e professores. Onde se dá esse aprendizado? Na escola normal? No curso de pedagogia e licenciatura? No exercício do magistério? Na imagem social que nos impregna na mídia, nas formaturas, naliteratura, no cinema, na TV? Prefiro pensar que o aprendizado vem dos primeiros contatos e vivências dos mestres que por longos anos tivemos, desde o maternal.

Sendo assim, maioria dos professores recém-formados vai diretamente para a sala de aula somente com estas referências, sem qualquer experiência ou acompanhamento efetivo. Grande parte dos recém-formados sai da faculdade com o ideal de...
tracking img