A importância da formação continuada de professores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3121 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Resumo:
Neste artigo abordaremos o tema da importância da formação continuada dos professores. O nosso objetivo é fazer uma breve reflexão mostrando que a formação continuada é imprescindível na atualidade, pois, devido aos avanços do mundo globalizado é necessário que o professor esteja atualizado com a nova dinâmica imposta pela novadinâmica que a sociedade exige da escola e consequentemente dos professores. Os avanços são rápidos e estão em um processo contínuo de atualização, no qual verificamos o surgimento de novos métodos de ensino. Esta mudança rápida e contínua é, sem dúvida, uma das responsáveis das novas exigências, tanto da educação como da formação, esta última como resposta à impossibilidade de uma “educação para todaa vida”. É imperativa ao professor a prática construtora e reconstrutora de seus próprios conhecimentos atendendo a necessidade de sua utilização. A formação continuada do docente é uma ação que ocorre ao longo de sua vida profissional, é uma espécie de extensão da formação inicial, mas não se resume apenas a uma complementação, pois é a partir da experiência adquirida no cotidiano que irácontribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Através da formação continuada melhora a prática docente, o que reflete numa melhora em todo o sistema educacional.

Palavras-chave: formação continuada, professores, história da formação docente no Brasil.

INTRODUÇÃO

As pesquisas sobre formação e profissão docente apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica doprofessor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se, assim, que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais.
A discussão sobre o tema surge em âmbito internacional nas décadas de 1980 e 1990. Entre alguns dos motivos que contribuíram para asua emergência está o movimento de profissionalização do ensino e suas consequências para a questão do conhecimento dos professores na busca de um repertório de conhecimentos, visando a garantir a legitimidade da profissão, havendo a partir daí uma ampliação tanto quantitativa, quanto, posteriormente, qualitativa desse campo.
O objetivo do presente trabalho é identificar a importância doaprendizado constante do docente, recorrendo brevemente ao contexto histórico da pedagogia a partir do escolanovismo, perpassando por algumas inovações que resultaram na Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB.
No título VI a LDB trata dos profissionais da educação e considera nessa categoria não só os professores, mas todos aqueles que figuram no processo de ensino e aprendizagem comoos diretores, os coordenadores pedagógicos, supervisores e orientadores educacionais.
As mudanças que são exigidas pelas reformas educacionais incidem na formação do profissional da educação. Aprender e continuar a aprender durante a vida é uma competência exigida não só para o alunado, mas para os profissionais da educação.
A LDB afirma que os sistemas de ensino deverão promover avalorização dos profissionais, assegurando-lhes “aperfeiçoamento profissional continuado” e “período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga horária de trabalho”.
A mudança no perfil e nas novas incumbências do professor, exigidas pela LDB e pela reforma educacional em implementação são um bom exemplo da necessidade de que tanto os profissionais como as instituições serem flexíveispara que consigam acompanhar o novo ritmo dessa nova demanda educacional.
Fala-se que a formação inicial dos professores tem que ser revisada, mas não se pode esquecer que os professores que já estão em exercício necessitam de atualização frente às mesmas demandas que os professores em formação inicial precisam. Neste caso, já estamos falando de formação continuada.

1. CONTEXTO...
tracking img