A importância da filosofia no ensino médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 52 (12868 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho monográfico se propõe, de maneira teórica, a evidenciar a importância da Filosofia para o Ensino Médio, demonstrando que esta disciplina pode em muito contribuir para fomentar o pensamento crítico em seus alunos, beneficiando assim toda sociedade, que receberá profissionais mais “humanos”, contribuindo assim, para um mundo mais justo e menosindividualista.
O ensino da Filosofia nas escolas de nível secundário nem sempre possuiu um caráter efetivo em sua grade curricular, pelo menos do modo que deveria ser, ficando restrita a algumas escolas públicas e quase sempre sendo lecionadas por profissionais não habilitados. Algumas IES (Instituições de Ensino Superior), na medida do possível tentam contribuir de alguma forma, colocando aFilosofia como disciplina obrigatória do vestibular, valorizando tanto o professor de Filosofia do nível médio quanto à própria disciplina. Exemplo desse fato foi a atitude pioneira da Universidade Federal de Uberlândia (MG), que incluiu os conteúdos específicos de Filosofia nas duas fases do processo seletivo (1ª fase, 10 questões de múltipla escolha e na 2ª fase, 4 questões subjetivas), servindo deexemplo para outras IEF´s, como a Universidade Federal do Maranhão que desde o seu último vestibular exige Filosofia no seu processo seletivo, numa tentativa de promover os conhecimentos de Filosofia no currículo escolar.
A Filosofia possui uma enorme produção teórica que percorre vários séculos e nós, profissionais desta área, ficamos meio que perdidos quanto ao fato de como trabalharestes conhecimentos com os nossos alunos do ensino médio. Quando se reflete à inclusão da Filosofia no currículo do ensino médio, algumas questões necessitam ser consideradas, tais como: Qual método utilizar? Que conteúdos priorizar? Como fazer com que está disciplina se torne significativa na vida destes educandos, tendo em vista que a sociedade de hoje só valoriza aquilo que lhe dá um retornorápido, útil e prático?
Esta monografia não tem a presunção de querer mostrar como se deve ensinar filosofia; ela não é uma regra, um “a, b, c filosófico” e nem um manual, apenas deseja fazer com que as pessoas, alunos e professores reconheçam o devido valor que esta disciplina possui.
Partindo do pensamento de Antonio Gramsci que diz que todos os homens são filósofos, defendo aidéia que afirma que a melhor maneira de se trabalhar a filosofia é através da própria História da Filosofia, ou seja, “refletir, é uma atitude consciente, comprometida e intencional, de repensar o que já foi pensado, de problematizar o pensamento estabelecido, submetendo-o à dúvida, à crítica, à análise cuidadosa, buscando seu significado mais profundo.” (GALLO e KOHAN, 2000, p. 131).
Aestrutura temática deste trabalho para conclusão de curso está dividida em quatro partes. A primeira parte desenvolvida trata-se de um breve histórico da odisséia da disciplina Filosofia pelo país, desde o Brasil Colônia de Portugal, passando pelo período do Império, República (1930 e 1964) até os nossos dias com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Na segunda parte é trabalhada a Filosofia e aconcepção de currículo presente nos PCNEM e quais as competências e habilidades a serem desenvolvidos pelos educandos em sala de aula frente à nova proposta curricular. Na terceira parte é defendida, a partir do pensamento de Gramsci, a necessidade da Filosofia se efetivar de forma obrigatória com conteúdo e carga horária própria nas escolas do ensino médio, acabando com a visão de que ela éapenas uma disciplina complementar, sendo tratada como temas transversais e defender que o único profissional habilitado para lecioná-la é o próprio professor de Filosofia (alunos na fase de conclusão de curso e graduados). Por último, na quarta parte, é feito um pequeno diagnóstico de como é desenvolvido o trabalho de Filosofia em duas escolas da rede pública de São Luis, na qual foram observados...
tracking img