A importância da filosofia na administração

Aluno: Bruno Lima
Disciplina: Filosofia e Ética
Trabalho de conclusão de disciplina: Filosofia e Ética
Tema: Filosofia Empresarial: Reflexões e ações a serem desenvolvidas na administração e nacontabilidade

      A importância da filosofia para o administrador de empresas

A Filosofia é muito importante para nos ajudar a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, ecompreender o porquê e a razão para tudo o que existe. Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade é ter uma visão para dentro de nós mesmo, estar sempre a procura de respostas, é sempre bomnós refletirmos, criticarmos e argumentarmos sobre qualquer assunto de nosso interesse pois essa a melhor maneira de aprendermos. Nós temos que estar sempre prontos às mudanças que ocorrer em nossasvidas, por que a mudança é contínua, as pessoas mudam. O mundo em geral muda, nunca é tarde demais para mudar o rumo da sua vida.

A Filosofia é necessária aos administradores. Porque através delarefletimos, analisamos, questionamos e criticamos as nossas ações, as nossas atividades e as atividades da empresa e os nossos objetivos, os valores e a ética empresarial e, desta forma, aumentamosnosso conhecimento e passamos a ter certeza e responsabilidade sobre nossas ações. Permite o administrador conhecer melhor a capacidade do trabalho das pessoas analisando o comportamento de cada umadelas, com análises diferentes de investigações, com formação humanística para se situar na sociedade como cidadão ético e crítico.

A Filosofia encontra-se no crescimento do conhecimento pessoaldos administradores, através dele o administrador adquire consciência para separar quais os valores a serem respeitados na busca por sua satisfação pessoal e empresarial, na busca desses valores temosa ética, que é a moral e aqueles valores definidos pela sociedade para o bem, com critérios de justiça e igualdade.

Um exemplo, em uma certa empresa foram analisados os setores e verificou-se a...