“A importância da família no processo de ensino-aprendizagem”.

“A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM”.

“A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM”.

Monografia exigida para conclusão do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia sob a supervisão do orientador .........

Dedico a ................................................................AGRADECIMENTOS

RESUMO

Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas, onde buscamos fundamentação sobre o assunto, pesquisando e analisando diversos pensadores e estudiosos. Nas teorias de Vygotsky e Piaget, encontramos base sobre o desenvolvimento da aprendizagem sobre dois prismas importantes. A partir daí buscamos maior compreensão sobre a importância dafamília no processo ensino-aprendizagem. Considerando as diversas análises e sabendo que se trata de um assunto ainda em estudo, mas de extrema relevância, procuramos enfatizar as fases da aprendizagem, e as influências externas e internas que podem alterar ou prejudicar esse processo. Abordamos o parecer sobre aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e afetividade como conceitos básicos paraentender o papel da família em todo esse processo. Colocamos também considerações sobre a família e sua relação com a criança, bem como sua relação com a escola. Na conclusão colocamos nossa forma de pensar sobre o tema.

Palavras-chave: Aprendizagem, família, criança.

SUMÁRIORESUMO.....................................................................................................................4
INTRODUÇÃO.............................................................................................................6
CAPÍTULO I
1- OQUE É APRENDIZAGEM.....................................................................................8
2- AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM...........................................................11
3-AFETIVIDADE.......................................................................................................13
CAPÍTULO II
1- A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.....16
1.1- A FAMÍLIA E A CRIANÇA...................................................................................16
1.2- FAMÍLIA-CRIANÇA-ESCOLA.............................................................................20CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................27

INTRODUÇÃO

Através de pesquisa bibliográfica, pudemos levantar informações sobre a aprendizagem, sobre as dificuldades de aprender e sobre a importância da famíliaem todo esse processo.
Baseamos essa pesquisa nos ensinamentos de Vygotsky, que enfatiza que o adulto é um mediador no processo de desenvolvimento da criança, mesmo que a internalização ocorra de forma individual.
Vygotsky considera a aprendizagem como um processo social aonde os pais, verdadeiros interventores desde o nascimento da criança, vem a ser peça fundamental no êxito doprocesso de aprendizagem do indivíduo.
No entanto, achamos interessante colocar as teorias do desenvolvimento da aprendizagem sobre duas versões importantes para esse contexto: a de Piaget e Vygotsky, que de certa forma se completam e partilham do mesmo pensamento.
Embora cada um apresente uma visão sobre o processo de construção, ambos concordam que a aprendizagem não é um processoautomático e que sofrem interferências externas e sociais a todo o momento.
A partir desses pensamentos, buscamos mostrar a importância da relação família-criança e família-escola, nos primeiros anos de escolaridade.
È também necessário esclarecer o que significa aprender e sua importância para o ser humano, o que pode interferir e prejudicar esse processo e como fazer prevenções e...
tracking img