A importância da escrituração contábil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2460 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Marlene Barroso Vertelo Silva

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Ipatinga
2009
Marlene Barroso Vertelo Silva

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. para a disciplina Contabilidade Intermediária

Orientador: Prof.Fábio Rogério Proença

Ipatinga
2009

SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - DESENVOLVIMENTO 5
A IMPORTANCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 5
CONTROLE DE ESTOQUE....... 6
PRINCIPAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES 8
REGISTRO DAS OPERAÇÕES COM MERCADORIAS 8
CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO 10
3 - CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 - INTRODUÇÃO

Neste estudodemonstrarei a importância da contabilidade nas empresas e os seus devidos objetivos para tomadas de decisões abordando o controle de estoque e os critérios de avaliação de estoque demonstrando a diferença entre ambos, comentarei ainda sobre os registros com mercadorias e farei os lançamentos contábeis da folha de pagamento.

2 – DESENVOLVIMENTO

A IMPORTANCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTABIL

AEscrituração Contábil para as empresas é indispensável sendo que é através dos registros contábil que as empresas possam tomar decisões mais seguras. Se estes registros não existirem as entidades ficam sem bases para o seu desenvolvimento e sem condições de planejar futuros investimentos para o crescimento da mesma. As informações geradas pela contabilidade satisfazem muitos usuários,sendo eles internos ou externos.

No dia a dia é muito comum investidores tomarem decisão somente pela intuição dos sócios dispensando as informações dos registros contábil., e por este motivos as vezes não obtendo um sucesso esperado. Isto é muito comum nas pequenas empresas, onde tomam decisões sem bases sólidas, fazendo com que a entidade venha a falência.

Quando acontabilidade é vista como base para tomadas de decisões, para obter informações de crescimento ou redução patrimonial e não só para atender as exigências ficais ela passa a ser objeto principal em uma administração empresarial.

Quando uma entidade tem sua escrituração contábil regular ela tem direito de pedir beneficio de recuperação administrativa e judicial, sendo que osprincipais requisitos para a obtenção deste benefício é a apresentação em juízo das demonstrações contábeis baseadas na escrituração contábil, relação de credores e o livro diário devidamente escriturado. Em caso de falência para que não seja considerado fraude a empresa tem que cumprir o mesmo sistema de concordata.

Quando a empresa não tem escrituração contábil regular ela ficacom irregularidade para atender as questões trabalhistas , sendo que fica obrigada a comprovar mediante escrituração contábil o cumprimento das obrigações trabalhistas. É de total responsabilidade da empresa a comprovação destes encargos devidamente escriturados no livro diário, em caso de realização de uma perícia contábil.

Se houver um contratempo entre um sócio e outra ésomente através de uma perícia contábil que será apurados os fatos de direitos e responsabilidade entre ambos, se não haver escrituração contábil idônea não haverá condições de obter as informações para esclarecer os procedimentos corretos as serem tomados. Em conformidade com o Código Civil Brasileiro os livros contábeis tem que atender os requisitos exigidos por lei.

Aescrituração contábil tem como objetivo atender também o regulamento da Previdência Social com a função de fiscalizar se a empresa registra a movimentação real da remuneração dos empregados e ou serviços, se a empresa não tiver a escrituração contábil devidamente regular ela estará cometendo crime de sonegação de contribuição previdenciária e ainda fica passiva de reclusão de 2 a 5 anos e ainda multa....
tracking img