A importância da didática no processo ensino-aprendizagem.

FACULDADE JOÃO CALVINO-MACAÚBAS/BAHIA
CURSO PÓS-GRADUAÇÃO-EDUCAÇÃO INFANTIL
DISCIPLINA-DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ALUNA: KADMAN SOUSA SILVA

A IMPORTANCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSOENSINO-APRENDIZAGEM
 
 
A Didática, considerada como ciência teórico-prática, pesquisa, experimenta e sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo da instrução e tem como finalidade aeficiência e a eficácia da ação educativa. Ela dá condições favoráveis às tomadas de decisões vistas à racionalização, fundadas em caracteres científicos tais como: o rigor, o método, a análise, a comparaçãoentre outros.
Essa ciência correlaciona com outras mais, em especial: à Psicologia, Sociologia, Filosofia e Biologia, e como todas elas, deve está aberta às novas descobertas que enriquecem osaber humano. Assim, a Didática, especificamente a contemporânea, permite ao educador certos conceitos novos ou novas abordagens desses conceitos, por isso é sempre importante para o educador estar sereciclando, enriquecendo-se.
Ao educador que se encontra em defasagem com a Didática, que não procura ampliar os seus conhecimentos, criticamente reportados como “sem didática”, incorre norisco de não conseguir realizar o seu trabalho com eficiência para a consolidação de aprendizagens significativas e transformadoras.
Nesse sentido, ainda é possível detectar, principalmente noâmbito do Ensino Superior, a crença de que, para se tornar um bom professor neste nível, basta dispor de comunicação fluente e sólidos conhecimentos técnicos relacionados à disciplina que se pretendalecionar.
Esse posicionamento contraria a opinião de especialistas que defendem a idéia de que professor universitário, como o de qualquer outro nível, necessita não apenas de sólidos conhecimentosna área em que leciona, mas também de habilidades pedagógicas suficientes para tornar o aprendizado mais eficaz. Além disso, ele precisa ter uma visão de mundo, de ser humano, de ciência e de...