A IMPORTÂNCIA DA DIDÁDICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Amanda Polato diz que é cada vez maior o conhecimento sobre como as crianças aprendem conceitos matemáticos. Pesquisas sobre a didática dadisciplina aos poucos chegam aos cursos de formação e começam a difundir uma nova maneira de ensinar. O que antes era considerado erro do aluno ou falta de conhecimento do conteúdo (leia quadro abaixo) agorase revela como a expressão de diferentes formas de raciocinar sobre um problema, que devem ser compreendidas e levadas em consideração pelo professor no planejamento das intervenções, como se podeacompanhar nas fotos que ilustram esta reportagem.
No decorrer do século 20, as discussões se intensificaram, motivadas pelas descobertas da psicologia do desenvolvimento e da abordagemsocioconstrutivista, feitas principalmente por Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934).
No campo das matemáticas - assim entendido os vários saberes que a disciplina engloba -, esse trabalho vemavançando e o francês Guy Brousseau é um dos responsáveis por isso. Como um dos pioneiros da Didática da Matemática, ele desenvolveu uma teoria para compreender as relações que acontecem entre alunos,professor e saber em sala de aula e, ao mesmo tempo, propôs situações que foram experimentadas e analisadas cientificamente.
Para Guy Brousseau, docentes e estudantes são atores indispensáveis da relação deensino e aprendizagem, mas Brousseau se perguntou sobre um terceiro elemento: o meio em que a situação evolui.
A Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por ele se baseia no princípio de que"cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situação", entendida como uma ação entre duas ou mais pessoas. Para que ela seja solucionada, é preciso que os alunos mobilizem o conhecimentocorrespondente. Um jogo, por exemplo, pode levar o estudante a usar o que já sabe para criar uma estratégia adequada.
Nesse caso, o professor adia a emissão do conhecimento ou as possíveis correções... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). A importância da didática no ensino da matemática. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Did%C3%A1tica-No-Ensino/628326.html

MLA

"A importância da didática no ensino da matemática" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Did%C3%A1tica-No-Ensino/628326.html>.

MLA 7

"A importância da didática no ensino da matemática." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Did%C3%A1tica-No-Ensino/628326.html>.

CHICAGO

"A importância da didática no ensino da matemática." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Import%C3%A2ncia-Da-Did%C3%A1tica-No-Ensino/628326.html.