A importância da controladoria do processo de gestão

A importância da Controladoria do processo de gestão das empresas relacionada com as principais funções vistas no capitulo I:

A Controladoria exerce um papel importante dentro da empresa,pois serve como ferramenta para o gestor criar meios de gerenciar e avaliar a situação da empresa, por isso a importância do gestor conhecer o processo de controladoria para que possadesempenhar o papel de gerenciador.
O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador, ele pode ser confundido com o tesoureiro, mas na verdade o tesoureiroé relacionado à parte financeira enquanto que o Controller tem a função de planejamento de controle, relatórios, interpretação, consultoria e etc. Tal área é considerada um órgão de assessoria econsultoria.
A Controladoria tem como função adequar o processo de gestão à realidade da empresa, fornecendo aos gestores informações sobre desempenhos e resultados da empresa. Cabe ainda àcontroladoria elaborar análise de desempenho econômico de produtos e serviços ofertados pelas empresas, bem como do desempenho das áreas como um todo.
A controladoria deve ainda gerir ossistemas de gestão, disponibilizando modelos de decisão considerando as diversas áreas.
Considerando a empresa como um sistema aberto, a controladoria deverá atender às demandas externas, analisandoe mensurando o impacto das legislações no resultado econômico da empresa.

A Controladoria tem como missão, ser uma área com visão ampla e como característica, auxiliar na gestãoempresarial.
Conclui-se, dessa forma, que a implantação da área de controladoria pelas empresas e o desenvolvimento de sua atuação de forma sistêmica, de maneira que estejam envolvidas com todos osmembros da organização, presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional.