A importância da contabilidade gerencial como tomada de decisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Vivemos nos dias de hoje uma constante evolução no cenário econômico, político, social, ambiental, financeiro e tecnológico, dificultando cada vez mais o entendimento, controles precisos e a adequação dos gestores a nova realidade do mercado.
A contabilidade Gerencial é um dos ramos da contabilidade que cresce a cada dia mais, pois ela é apresentada como uminstrumento de gestão, onde é possível obter informações necessárias para registrar as operações da organização, facilitando a toma de decisão.
Segundo Sergio de Iludicibus (2006,p.35):
Contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a varias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados nacontabilidade financeira, na contabilidade de custos, na analise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

Muitas empresas, ainda não utilizam a Contabilidade e suas informações oferecidas através dosdemonstrativos contábeis, deixando então de tomar a melhor decisão a respeito de controle, investimentos, planejamentos de seus negocios e custos, isso ocorre devido à falta de conhecimento sobre o assunto.
O intuito do presente estudo é mostrar a importância da Contabilidade Gerencial no processo de tomada de decisão nas empresas

2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERALO objetivo geral do trabalho é mostrar as ferramentas da contabilidade gerencial existente para a tomada de decisão, que muitas vezes não são conhecidas pelas empresas.
Segundo Lakatos e Marconi (2007,p. 158-159) “ Toda a pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar”.

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Nestapesquisa, os Objetivos Específicos pretendidos são os seguintes:
• Definir o que é contabilidade gerencial e suas funções.
• Descrever qual o papel da contabilidade gerencial dentro da empresa, e suas principais ferramentas.
• Determinar qual a importância da contabilidade gerencial como
instrumento de apoio de gestão, paratomada de decisão através de informações obtidas.

3 JUSTIFICATIVA
As empresas devem ver a contabilidade como um instrumento essencial para a sua gestão e não apenas para cumprir as exigências legais.
Toda empresa precisa se preocupar com o seu planejamento e utilização das ferramentas gerencias que a contabilidade oferece, pois com elas facilita as decisões aserem tomadas.

4 CONTABILIDADE
4.1 O QUE É CONTABILIDADE GERENCIAL?
A Contabilidade é a ciência que estuda, pratica e controla os fatos contábeis ocorridos dentro da empresa, é com ela que você consegue obter informações de resultados e variações que acontece dentro da empresa.
As principais funções da contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar eanalisar.
Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, pois esta envolvida com o processo de identificação, análise e interpretação dos dados para transformá-los em informação, para então utilizá-las em seu planejamento, controle e tomada de decisão.
Para Santos (2001) As informações da Contabilidade Gerencial incluem dados históricos eestimados usados pela administração na condução de operações diárias, no planejamento de operações futuras e no desenvolvimento de estratégias de negócios integradas.
A informação gerencial participa de varias funções contábeis dentro da empresa como: controle administrativo custeio de produto e cliente entre outros, o fornecimento de informações para o processo de tomada de...
tracking img