A importância da contabilidade de custos no processo decisório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
VERA CARDOSO PINTO

atividade produção textual

São Luiz Gonzaga
2009

vera cardoso pinto

atividade produção textual

Trabalho apresentado ao Curso Administrsção da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Contabilidade de Custos.Orientador: Profª. Joenice L. Diniz

São Luiz Gonzaga
2009

sumário

INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------3

3 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS NO PROCESSO DECISÓRIO ---------------------------------------------------------------------------------------4

3CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------8

4 REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------9

introdução

Em uma sociedade consumista e cada dia mais exigente, torna-se necessário às empresas encontrarem estratégias que garantam sua competitividade.
A contabilidade de custos surge como uma ferramenta capaz de responder a muitas questõesrelativas a custos, levantando assim informações que são de suma importância nas tomadas de decisões acertadas dos gestores.
Para que a isso ocorra é necessário que os administradores se cerquem de conhecimentos sobre esta ferramenta, ou seja, sua origem e conceitualização, terminologias, classificação dos custos e métodos de custeio.
Essas informações quando utilizadas deforma clara e objetiva poderão auxiliar nas tomadas de decisões dentro das organizações.

A importância da Contabilidade de custos no Processo Decisório
Não podemos iniciar a falar de contabilidade de custos sem antes recordar como começaram as atividades comerciais na sociedade.
Desde que o homem começou a vender o que produzia e sentiu a necessidade de apurar setinha ou não lucro, necessitou de uma ferramenta que lhe auxiliasse nessa tarefa.
No início foi fácil, pois era só vender a mercadoria por um preço superior ao preço paga pela mesma, adquirindo assim lucro.
Mas com a Revolução Industrial, surgem as indústrias e as produções mecanizadas, torna-se então necessário calcular outros custos utilizados na fabricação dos produtose não somente o valor pago na matéria prima. Surge então a contabilidade de custo, que vem auxiliar na solução destes problemas de determinação de custos. Com o passar dos anos ela passa a ter outras  funções, como a de produzir informações para diversos níveis gerenciais, auxiliando os administradores nas tomadas de decisões, planejamento e controle , tornando  possível a alocação maiscriteriosa dos custos de produção ao produto.
Em uma sociedade moderna, consumista e altamente competitiva, a contabilidade de custos é hoje uma ferramenta importantíssima para os administradores, uma vez que através dela é possível a criação de valores aos clientes, com estratégias, não somente de redução de custos, e sim de planejamento e controle desses custos, visando superar acompetitividade.
Para que este planejamento ocorra de forma clara ao grupo é necessário que os termos utilizados na contabilidade de custos sejam empregados no seu real significado, para que não haja falha na comunicação.
Segue abaixo listados a descrição de alguns termos utilizados na contabilidade de custos.
*Gastos: É representado por toda e qualquer aquisição debem ou serviço que a empresa faça. Exemplo, água, luz, matéria-prima, esses gastos se referem tanto à área produtiva, quanto à administrativa;
*Custos: É todo gasto relativo à bem ou serviço utilizado na área de produção. Exemplo consumo de matéria-prima, salário dos funcionários da fabrica.
*Despesas: Representadas pelos gastos com bem ou serviços consumidos para a...
tracking img