A importância da contabilidade de custos na formação dos preços das pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5

1 INTRODUÇÃO
As pequenas empresas enfrentam acirrada competição das organizações de grande porte, de forma que o processo de formação de preços é fundamental para determinar o andamento financeiro. Nesse processo, o conhecimento sobre a contabilidade de custos e as variáveis que podem ajudar a definir os preços são ferramentas de grande valor. A Contabilidade de Custos permite ao pequenoempreendedor a elaboração do planejamento dos preços a partir dos dados financeiros e gerenciais, tendo como produto final a visualização atual da empresa, sua viabilidade e um delineamento do seu futuro. Justifica-se a realização deste estudo, uma vez que Contabilidade de Custos se constitui em ferramenta eficaz para o administrador de empresas favorecendo orientações de como determinar o preço devenda dos produtos de forma justa e competitiva, assegurando uma posição de destaque diante da concorrência. Portanto, o estudo se propõe a analisar e comentar, através da pesquisa bibliográfica, as contribuições científicas de diversos autores, sobre a função da Contabilidade Pública antes e depois da Revolução Industrial, estabelecer a correlação entre a Contabilidade Financeira e aContabilidade de Custos, ratificar a importância da gestão de custos no processo de formação de preços de venda, analisar os critérios de apuração dos custos, suas vantagens e desvantagens e, finalmente, discorrer sobre os principais dificuldades enfrentados pelas pequenas empresas no processo de formação dos preços de venda.

6

2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 A CONTABILIDADE DE CUSTOS Na eramercantilista, quando praticamente só existia a Contabilidade Financeira, a apuração dos custos era feita com base no levantamento físico dos estoques existentes. O preço de compra determinava o valor de cada item do estoque e o cálculo do custo das mercadorias era feito basicamente por diferença, ou seja, o saldo de estoques do período anterior era somado ao valor das compras e deduzido do estoque final, quecorrespondia à quantidade de cada item, multiplicada pelo preço de compra. Assim era obtido o custo das mercadorias vendidas no período. Com a Revolução Industrial, a função do contador passou a ser mais complexa, já que os custos passaram a ser influenciados pelos fatores de produção utilizados. Nesse contexto, a Contabilidade de Custos passou a atuar como elo de ligação entre a ContabilidadeFinanceira e a Contabilidade Gerencial, fornecendo informações gerenciais e financeiras sobre a utilização dos fatores de produção, permitindo ao gestor a análise do desempenho produtivo da empresa. Martins (2003, p.15) reafirma essa nova função da Contabilidade de Custos:
Resumindo, a Contabilidade de Custos acabou por passar, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques elucros globais para importante arma de controle e decisão gerenciais.

Assim, essa nova função da Contabilidade de Custos pode se constituir em uma importante ferramenta no processo de formação dos preços de venda das empresas de pequeno porte, o que permitirá aos seus administradores fazer projeções com base em informações econômico-financeiras, que vão contribuir para o aumento da competitividade,diante da acirrada concorrência. 2.1.1A Contabilidade de Custos como Ferramenta da Formação de Preços A definição dos preços de venda se constitui em um processo de grande importância a ser adotado pelas empresas e que pode ser decisivo para que estas se mantenham no mercado.

7

Segundo Gaedke (2007), “o preço de venda não pode mais ser objeto de decisões empíricas, mas, sobretudo, objetode estudo, o que torna necessário conhecer todos os elementos que o compõem, sejam internos ou externos”. Com essa visão, a Contabilidade de Custos torna-se uma ferramenta de grande valor, tendo como funções básicas a análise sistemática dos gastos, a classificação e a contabilização dos custos, de forma a proporcionar ao gestor a visualização das informações sobre os fatores de produção, em...
tracking img