A importância da comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1463 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
Do latim "communicare", comunicação significa pôr em comum, conviver. Este "pôr em comum" implica que transmissor e receptor estejam dentro da mesma linguagem, caso contrário não se entenderão e não haverá compreensão.
Desde os primórdios da Humanidade, o ser humano, como ser social que é, sentiu necessidade de comunicar com os seus semelhantes de modomais profundo do que através dos processos comunicacionais básicos e rudimentares utilizados pelas outras espécies. O Homem tem, portanto, uma necessidade crescente de desenvolver, estudar e aperfeiçoar as técnicas comunicacionais e fenómenos associados. O indivíduo relaciona-se com os seus semelhantes e adquire a forma de agir e de pensar dominantes na sociedade em que está inserido.
Em média, oser humano passa ¾ do seu tempo a comunicar com outras pessoas, podendo ser afirmado que a comunicação humana é uma vertente fundamental no processo das relações interpessoais.
Ao adquirir as regras e normas que regem uma determinada sociedade, o ser humano vai desenvolvendo as suas capacidades de comunicação. Enquanto ser cultural, cada indivíduo apreende da sociedade valores que setransmitem de geração em geração, para melhor se relacionar com os outros.
2. Conceitos e definições
Comunicação, de uma forma sintética, é a ação, efeito ou meio de entrar em relação com o outro. Podemos dizer que é o processo que realiza a transmissão interpessoal de ideias, sentimentos e atitudes entre dois (ou mais) indivíduos ou organizações: para além de permitir a troca de informação, possibilitae garante a dinâmica de grupo e a dinâmica social.
Quando comunicamos com alguém, devemos, sempre, recordar-nos de que há um sem número de interpretações em relação a si próprio, de acordo com o número de pessoas em presença.
Observando o esquema abaixo, podemos compreender as diferentes VERSÕES DO EU:
EU SOU:
O QUE NA REALIDADE EU SOU?
O QUE ACREDITO SER?
O QUE OS OUTROS GOSTARIAM QUEEU FOSSE?
O QUE SUPONHAM QUE EU PENSO QUE SOU?
O QUE QUEREM QUE EU SEJA?
O QUE GOSTARIA QUE ACREDITASSEM QUE EU SOU?
O QUE EU CREIO QUE OS OUTROS GOSTARIAM QUE EU FOSSE?
O QUE PENSAM QUE ME CONSIDERAM SER?
Os antagonismos entre estas diferentes versões do eu geram – ou podem gerar – tensões e conflitos de difícil gestão, sendo habitual procurarmos adaptar os nossos comportamentos à imagemque as pessoas desejam ou pensam ter de nós. Devemos cultivar a autoconfiança e acreditar nas nossas potencialidades de transformação.
Passamos grande parte da vida a partilhar emoções e afetos, trocando ideias, informações, saberes e experiências, trabalhando lado a lado com outras pessoas. Por isso mesmo, uma das principais chaves para a comunicação é a capacidade de estabelecer interação comos outros indivíduos, entendendo-se por interação o processo de ação e reação recíprocas entre pessoas, que se manifesta através de linguagem verbal ou não verbal.

3. Elementos do Processo de Comunicação
EMISSOR - Aquele que emite ou transmite a mensagem; é o ponto de partida de qualquer mensagem. Deve ser capaz de perceber quando e como entra em comunicação com o (s) outro (s). Deve sercapaz de transmitir uma mensagem compreensível para o receptor.
RECEPTOR - Aquele para o qual se dirige a mensagem. Deve estar sintonizado com o emissor para entender a sua mensagem.
MENSAGEM - É o conteúdo da comunicação. É o conjunto de sinais com significado.
CANAL - É todo o suporte que serve de veículo a uma mensagem, sendo o mais comum o ar. Existem muitos outros canais, como porexemplo a carta, o livro, o cartaz, o telefone, a rádio, a televisão, etc.
CÓDIGO - São sinais com certas regras, que todos entendem, como por exemplo a língua. O emissor codifica a mensagem e o receptor interpreta a mensagem, descodificando-a.
Em suma, o processo de comunicação consiste em um emissor fazer chegar uma mensagem a um receptor através de um canal de comunicação, utilizando um...
tracking img