A importância da comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância da Comunicação

A Realidade da Comunicação - Visão Geral do Fenômeno

A comunicação é o poder mais forte. Há uma realidade misteriosa neste fenômeno. A comunicação deverá após ser entendido e decifrada, ser colocada a serviço da democracia.
A realidade existe e deixa de existir no mesmo tempo em que é veiculada, comunicada. Este fenômeno pode criar realidades e ao seremsilenciadas deixarem de existir. A imagem das pessoas é construída pela comunicação, mas também, destruída. O poder está na mão de quem detém a comunicação; detém a construção da realidade, criando a opinião pública. A força disso está nos resultados das eleições onde verificou- se que os candidatos ligados em algum meio de comunicação, se elegeu. Numa sociedade como a nossa dispor desse meio é certezade sucesso.
" É a cultura um conjunto de sentidos e significações de valores e padrões, incorporados e subjacentes aos fenômenos perceptíveis da ação e comunicação de um grupo humano concreto." Através dos meios de comunicação a cultura de um grupo e determinada. Filmes, novelas, propagandas são fatores determinadores de comportamento. O " merchandising " é muito eficiente; principalmente seveiculado através de atores fazendo ou usando um determinado produto, marca ou até mesmo um vocabulário específico. A busca do lucro apoiada pelos meios de comunicação, faz enraizar no homem limites muito além do ético e moral.
A Comunicação é o meio onde a cultura é criada, retransmitida, mas por outro lado é a negação da cultura para servir interesses outros. As informações recebidas na nossasociedade são expressões ditadas pelo poder. É um instrumento dos privilegiados para universalizar seus interesses. A abrangência dos meios de comunicação e informação desbancou a força da igreja, escolas e da família. A mediação da comunicação manipula valores éticos, morais e sociais. Não há mais meio de comunicação, mas na verdade temos meios de informação que controla o social. O ser humano seforma historicamente através das relações do seu meio social. Hoje, temos as mais variadas máquinas que bombardeando ao mesmo tempo, centenas, milhares de pessoas ao mesmo tempo passam a ditar regras transformando o mundo numa aldeia global. Não é permitido mais o homem, dizer as suas palavras, ouvir a sua voz, pensar o seu momento, pois todos consomem, trabalham, reagem do mesmo modo que os donos dainformação desejam.

Comunicação, Gestalt e Behaviorismo

Partindo das idéias de Gestalt e Behavior podemos apreciar pontos do processo de comunicação.
A publicidade segundo Ramos, tem o papel de informar sobre o produto. Através de um processo manipulador subliminar o consumo do produto se dá sem nenhuma racionalidade. Os publicitários, inteligentemente, mexem com determinados instintosinatos de cada pessoa, comuns aos indivíduos, motivando suas atitudes. Segundo Behavior somos um repertório de estímulos e respostas. O comportamento reflexo tem como causa um estímulo e este pode ser condicionado ou incondicionado. O fator sede está em todos nós incondicionalmente, mas a escolha do que beber é condicionada. Pensar no esforço que sofremos ao estarmos expostos a propaganda, faz comque consumamos e repitamos tal comportamento.
Desta forma, os comportamentos são condicionados e reforçados e somos administrados para viver.
A modelagem é o passo curto para o lançamento de um produto. Ficamos expostos, inicialmente, por um tempo bastante curto e logo após este tempo é aumentado gradativamente e o processo se realiza. A cada anúncio temos o modelo de como vestir, falar, agir econsumir.
Há três postulados que orientam a posição gestaltiva no estudo da percepção. O primeiro coloca que todo percebido de maneira distinta da soma das características de seus componentes. O segundo diz que no processo perceptivo percebe-se o campo estimulatório como constituído de fenômenos ligados, e não isolados. O terceiro coloca que o campo perceptivo é organizado e esta organização se...
tracking img