A importância da comunicação interna

Páginas: 11 (2547 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
1.1. SITUAÇÃO PROBLEMA 3
2. OBJETIVOS 4
2.1. GERAL 4
2.2. ESPECÍFICO 4
3. JUSTIFICATIVA 4
4. METODOLOGIA 5
5. DESENVOLVIMENTO 5
6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 10

1. INTRODUÇÃO

A Secretária Executiva atua como elo de comunicação dentro das organizações mostrando de várias formas como sua colaboração proporciona sucesso e resultados para todos.
Como oprofissional de Secretariado participa de todos os acontecimentos da empresa, precisa saber lidar com todos os tipos de informações que recebe, pois pode ocorrer de nem todas serem verídicas. Sendo assim, devem-se absorver as que realmente serão importantes para o desenvolvimento do trabalho.
Segundo VEIGA (2007) a habilidade de se comunicar é muito importante para o desempenho profissional dasecretária, pois ela interage constantemente com cliente, fornecedores, chefe e equipe. Em algumas ocasiões, ela transmite recados, ordens, solicitações e congratulações em nome do chefe. Logo, ela deve ter cuidado para não distorcer a mensagem que o chefe quer que ela transmita para os outros. A secretária se comunica com clientes internos e externos da empresa pessoalmente, por escrito e por telefone.Portanto, é importante planejar e escolher as palavras mais apropriadas, adequar a linguagem ao interlocutor e obter dele um feedback, a fim de checar se a mensagem foi compreendida corretamente.
A comunicação hoje em dia é considerada um fator essencial dentro das organizações, seja ela formal ou informal. Embora as conversas de corredor não sejam produtivas, elas podem beneficiar as idéias entreos colaboradores de diferentes departamentos fazendo com que as informações se espalhem rapidamente e que surjam novas idéias.
A principal função da comunicação é ajudar no sucesso do trabalho em equipe. Para isso, o grupo deve interagir de forma honesta e participativa, lutando pelo sucesso de todos. As informações são extremamente importantes e a comunicação deve ser transparente para que nãoocorra nenhum tipo de equívoco entre os colegas da equipe.
Para GUEDES (2006) No processo evolutivo da sociedade, cada uma, com os recursos que dispunha, sofreu e gerou impactos nos modos de viver, pensar, agir e se comunicar, com variação de velocidade e intensidade. Com o advento da informática, as mudanças foram maiores e mais rápidas. A partir do acesso mais intenso e imediato à informação,indivíduos e movimentos organizados adotaram novos comportamentos e conquistaram maior participação na sociedade.
ANSARAH (2006) diz que com a rápida evolução da tecnologia, a comunicação foi um dos setores que também deu grandes saltos. Um dos exemplos mais importantes certamente é o da Internet, local onde novas informações surgem a todo o momento e ganham o mundo em tempo real. Diante dessecontexto, as pessoas passaram a viver num cenário, onde cada vez se sabe mais em menos tempo. Tudo isso faz com que a necessidade de obter informações seja também acelerada e nos dá a sensação de que o tempo está cada vez mais curto. Nas empresas, a situação não é diferente.
O cenário organizacional competitivo da contemporaneidade exige uma comunicação de resultados, que contribua com a geração devalor econômico para a organização. Isso requer um processo comunicacional alinhado ao planejamento global da empresa, compromisso dos empregados com valores, missão e objetivos organizacionais e estratégias elaboradas de acordo com o perfil de cada público.
Com base nesse raciocínio, realizou um estudo preliminar no Grupo Nelson Paschoalotto. A intenção da investigação foi conhecer como o Grupoplaneja sua comunicação interna para alinhá-la aos objetivos pretendidos. Objetiva-se diagnosticar fragilidades e propor melhorias no processo de comunicação adotada.

1.1. SITUAÇÃO PROBLEMA

A pesquisa surgiu após um profissional do departamento financeiro responsável pela comunicação entre Matriz e Filial na empresa Nelson Paschoalotto, diagnosticou que os colaboradores recebem a todo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância da Comunicação Interna nas Organizações
  • A importância da comunicação interna
  • IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES
  • A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA
  • A importância da Comunicação Interna
  • A importância da comunicação interna na captação de novos clientes
  • A importancia da comunicação interna na empresa papellito ltda
  • Comunicação interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!