A importância da brinquedoteca na educação infantil

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Francisca S. da Silva
Profª Orientadora: Maria da Conceição Lima da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Curso: Pedagogia9111-Pratica do Modulo V
30/07/2011

RESUMO
Este trabalho aborda um breve estudo sobre a contribuição da brinquedoteca para o desenvolvimento humano,trazendo como referencia o espaço lúdicotrabalhado no Centre Municipal de Educação Infantil, localizado no Município de Rio Preto da Eva. A partir dela discutimos como o lúdico pode ser trabalho neste local e quais as contribuições apresentapara a aprendizagem das crianças. Tendo em vista esse objetivo abordamos um referencial teórico referente a ludicidade abordando o autores,como Brougere (1998), Chateau (1987), Friedmann (1992) entreoutros. Realizamos observações e aplicamos atividades com as crianças que participam da ludoteca. Analisando a importância da ludoteca para a aprendizagem das crianças constatamos que esse espaço éessencial para o desenvolvimento delas e que o programa possui uma finalidade importante em seu contexto lúdico,trabalhamos com a pratica real, pois na escola vimos que o lúdico estimula a inteligência dascrianças.

Palavras-chave: Ludicidade. Ludoteca. Aprendizagem Infantil.
1 INTRODUÇÃO

É indiscutível que a ludicidade está presente em diferentes contextos, na escola, em casa, em qualquer lugarem que as crianças possam estar.
Para elas, o brincar é algo mais que natural.
É por esse motivo que não podemos deixar de falar de crianças sem relacioná-las com o lúdico. O lúdico auxilia nodesenvolvimento da criança, através dele ela consegue aprender com mais facilidade, com os jogos e brincadeiras, pois além de uma prática de atividade física, promove também, um estímulo intelectual esocial.
A ludicidade pode ocorrer em qualquer contexto educacional, mas existe também um lugar especifico para a prática lúdica das crianças que é a brinquedoteca ou ludoteca, lugar ao qual esta...
tracking img