A importância da brinquedoteca na educação infantil

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Francisca S. da Silva
Profª Orientadora: Maria da Conceição Lima da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Curso: Pedagogia 9111-Pratica do Modulo V
30/07/2011

RESUMO
Este trabalho aborda um breve estudo sobre a contribuição da brinquedoteca para o desenvolvimento humano,trazendo como referencia o espaço lúdicotrabalhado no Centre Municipal de Educação Infantil, localizado no Município de Rio Preto da Eva. A partir dela discutimos como o lúdico pode ser trabalho neste local e quais as contribuições apresenta para a aprendizagem das crianças. Tendo em vista esse objetivo abordamos um referencial teórico referente a ludicidade abordando o autores,como Brougere (1998), Chateau (1987), Friedmann (1992) entreoutros. Realizamos observações e aplicamos atividades com as crianças que participam da ludoteca. Analisando a importância da ludoteca para a aprendizagem das crianças constatamos que esse espaço é essencial para o desenvolvimento delas e que o programa possui uma finalidade importante em seu contexto lúdico,trabalhamos com a pratica real, pois na escola vimos que o lúdico estimula a inteligência dascrianças.

Palavras-chave: Ludicidade. Ludoteca. Aprendizagem Infantil.
1 INTRODUÇÃO

É indiscutível que a ludicidade está presente em diferentes contextos, na escola, em casa, em qualquer lugar em que as crianças possam estar.
Para elas, o brincar é algo mais que natural.
É por esse motivo que não podemos deixar de falar de crianças sem relacioná-las com o lúdico. O lúdico auxilia nodesenvolvimento da criança, através dele ela consegue aprender com mais facilidade, com os jogos e brincadeiras, pois além de uma prática de atividade física, promove também, um estímulo intelectual e
social.
A ludicidade pode ocorrer em qualquer contexto educacional, mas existe também um lugar especifico para a prática lúdica das crianças que é a brinquedoteca ou ludoteca, lugar ao qual estapesquisa se dispõe a estudar.
A brinquedoteca é um espaço que proporciona ás crianças atividades prazerosas, divertidas, mágicas, repleta de jogos, brinquedos e brincadeiras que, possibilitam o desenvolvimento educacional e social das crianças por meio de atividades lúdicas. As crianças podem escolher o que querem fazer na brinquedoteca ou participar de propostas planejadas antecipadamente. Oimportante é estimular o ato de brincar.
O pedagogo, dentro desse espaço lúdico, pode desempenhar papel importante para o resgate de atividades lúdicas para as crianças, proporcionando atividades que estimulam o desenvolvimento intelectual e social das crianças. Uma vez que muitas crianças são privadas do direito de brincar, às vezes por terem que trabalhar para ajudar no sustento da família, outrasvezes, são privadas das
brincadeiras nas ruas, por medo da violência, por diminuição dos espaços de lazer ao ar livre, pelo aumento dos jogos eletrônicos, pela maturação precoce acelerada, dentre outras possibilidades.
A ludoteca dependendo das suas atividades pode estimular nas crianças o gosto pela cultura, pelo lúdico, pelas brincadeiras, pela leitura. Desperta nas mesmas o sentido deresponsabilidade e respeito pelo que não é seu, além da socialização que acontece enquanto interage com outras crianças e com o ambiente.
Este deve ser um ambiente acolhedor, instigante, interessante, convidativo, ser preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de jogos, brinquedos, atividades lúdicas e brincadeiras.
É primordial resgatar o lúdico em cadacriança. A principal importância da brinquedoteca é de valorizar o lúdico e respeitar as necessidades da criança. Além de resgatar o direito à infância, a brinquedoteca tenta estimular a criatividade e a espontaneidade da criança tão ameaça muitas vezes pela tecnologia educacional de massa.
A metodologia desenvolvida, nesse contexto, foi de cunho qualitativo, uma vez que fomos ao Centro Municipal...
tracking img